Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 28/03/2024

A taxa média de desemprego…

… no Brasil subiu a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (28). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e ficaram em linha com as expectativas do mercado, segundo levantamento da Reuters, que também esperava um crescimento de 7,8%. Na comparação com o trimestre móvel anterior, encerrado em novembro de 2023, o número de desocupados cresceu 0,3 ponto percentual. Apesar dessa alta, a taxa ainda está abaixo da que foi registrada no mesmo período do ano passado, que estava em 8,6%.

O governo federal prorrogou…

… até o dia 20 maio o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas, o Desenrola Brasil. A medida provisória foi publicada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União. Inicialmente, as renegociações acabariam em dezembro, mas já tinham sido prorrogadas até 31 de março. O aumento da procura após a unificação do Desenrola com os aplicativos de bancos, do Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem justificou a prorrogação. Desde o início do mês, os débitos do Desenrola também podem ser renegociados nas agências dos Correios.

O Banco Central elevou…

… sua projeção de crescimento econômico de 1,7% para 1,9% neste ano, segundo o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira (28). Se confirmada, essa previsão representa uma desaceleração em relação ao patamar do ano passado, de crescimento de 2,9%. A previsão do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) está abaixo da estimativa atual do Ministério da Fazenda de 2,2%. Esse número, no entanto, deverá ser revisado ainda neste semestre pela equipe econômica, segundo o ministro Fernando Haddad.

 

O Supremo Tribunal Federal…

… julga, a partir de hoje (29), um caso que tem o potencial de ajustar as regras do chamado foro por prerrogativa de função, que estabelece quem pode ser (e por quais motivos) investigado, processado e julgado na Corte. A discussão será feita em um habeas corpus apresentado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e remetido ao plenário pelo relator, o ministro Gilmar Mendes. O julgamento está marcado para ser feito em sessão virtual entre 29 de março e 8 de abril. No formato, não há debate entre os ministros, que apresentam seus votos em um sistema eletrônico.

 

O Restaurante Sabor Mineiro…

… tem a melhor comida caseira de Barretos e região, é considerado um dos mais tradicionais da cidade. A casa abre de segunda a sábado para almoço e também serve marmitex, que pode ser solicitado pelo telefone 3322.8403. Fica na Praça Francisco Barreto, número 218, bem de frente à Catedral do Divino Espírito Santo.

 

O setor de serviços…

… está a ponto de dobrar uma esquina. Após quatro anos, finalmente todos os cinco segmentos dos serviços superaram fevereiro de 2020, o fatídico mês que antecedeu o início da pandemia. Nesse novo mundo da volta à normalidade, o Banco Central teme a alta dos preços. No fim de 2023, pela primeira vez desde a pandemia, a pesquisa do IBGE mostrou que todos os cinco segmentos dessa área da economia haviam, finalmente, deixado para trás o patamar visto em fevereiro de 2020.

 

A Assembleia Legislativa…

… de São Paulo (Alesp) aprovou uma lei que cria o Dia de Mulheres e Meninas na Ciência no estado paulista. O projeto foi votado na última terça-feira (26). O projeto de lei (PL) de número 129/2024 foi aprovado durante a 33ª Sessão Ordinária da casa legislativa, em regime de urgência. Dessa forma, os deputados de São Paulo aprovam que o dia 11 de fevereiro seja conhecido como o Dia de Mulheres e Meninas na Ciência e a data seja incluída no Calendário Oficial do Estado.

 

A rejeição ao Congresso…

… Nacional é a menor dos últimos 21 anos, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Datafolha na quarta-feira (26). O índice de brasileiros que avaliam o trabalho de Câmara e Senado como “ruim” ou “péssimo” é de 23%, ante 22% que o consideram “ótimo” ou “bom”, e 53% que o enxergam como “regular “. Outros 2% não souberam responder. O Datafolha ouviu presencialmente 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios do Brasil nos dias 19 e 20 de março.

Compartilhe: