Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 27/03/2024

O mercado melhorou…

… sua perspectiva para a economia este ano e reduziu a expectativa para a inflação, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira (26) pelo Banco Central (BC). Segundo os economistas ouvidos pelo BC, o IPCA deve encerrar 2024 com alta de 3,75%, pouco abaixo do que o esperado na semana anterior (3,79%). Com isso, a inflação ficaria dentro do centro da meta. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os especialistas consultados preveem um crescimento de 1,85% neste ano. Na comparação com o relatório da semana passada (1,80%), houve um ajuste para cima. Para 2025, a projeção continuou a mesma, de uma alta de 2,00%.

 

Alguns componentes…

… do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) avaliam que pode ser necessária uma redução no ritmo de cortes dos juros básicos caso as incertezas se mantenham elevadas à frente, mostrou a ata da última reunião do colegiado. No documento divulgado nesta terça-feira (26), o Copom reiterou que sua diretoria antevê redução de 0,50 ponto percentual na Selic “na próxima reunião”. Na última quarta-feira, o Copom anunciou a sexta redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 10,75% ao ano.

 

No mundo, o Brasil…

… é o país com o maior interesse de busca pela dengue na internet, segundo levantamento realizado pelo Google. Logo depois, aparecem Paraguai, Argentina, Peru e Uruguai, respectivamente. Os dados foram observados de 1º de janeiro a 25 de março de 2024. O ano de 2024 é aquele com mais pesquisas por dengue no país desde o início da série histórica do Google Trends, em 2004. Nenhum outro país da América do Sul bateu recorde parecido. Considerando os meses, fevereiro deste ano foi o com mais interesse de busca pela doença no Brasil. Se a tendência se mantiver, março de 2024 deve superar esse marco e bater novamente o recorde de pesquisas.

 

A ministra da Mulher, …

…Cida Gonçalves, disse, nesta segunda-feira (25), que foi um “equívoco” o ex-jogador Daniel Alves ter deixado a prisão em Barcelona, na Espanha, após pagamento de fiança. Alves pagou uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) e foi liberado do presídio de Brians 2 acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola. “Cinco milhões compra a liberdade de estuprador julgado e condenado por estupro. Ele é condenado por estupro. Segundo, é o corpo e a palavra da mulher que está sendo mais uma vez violada, mais uma vez sofrendo as consequências disso”, afirmou Gonçalves.

 

A ministra da saúde, …

…Nísia Trindade, afirmou, nesta segunda-feira (25), que a vacina contra a dengue é de extrema importância para o tratamento do vírus, mas ela ainda não serve como resposta para essa epidemia, isso porque a vacina é de duas doses, com um intervalo de três meses de intervalo entre elas. A ministra ainda reforçou que estão em trabalhando para produção de mais doses de vacina com a Fundação Oswaldo e também com o Instituto Butantan, que está desenvolvendo outra candidata a vacina contra a dengue.

 

Engravidar pode causar…

… o “envelhecimento” biológico de uma pessoa. A informação é de uma pesquisa feita por cientistas que foi publicada na revista científica Cell Metabolism na última sexta-feira (22). Os cientistas descobriram que durante a gravidez os marcadores de DNA usados para definir a idade biológica se alteram, “envelhecendo” a pessoa. Entretanto, a pesquisa mostrou que, no pós-parto, esses marcadores voltam a mostrar a idade de antes. O estudo comprovou que ocorrem alterações na liberação de hormônios do estresse durante a gestação. A longo prazo, isso afeta os marcadores de idade.

 

Pesquisa da Fundação…

… Seade revela que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 3,2% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior. A expansão no acumulado foi puxada principalmente pela agropecuária (20,7%), seguido dos setores da indústria (3,3%) e de serviços (2,4%). Na comparação com o mês anterior (dezembro), o PIB paulista cresceu 0,8%, descontados os efeitos nacionais. O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento (0,7%). Já o agro se manteve estável e a indústria teve ligeira desaceleração.

 

O ministro da Fazenda, …

…Fernando Haddad, apresentou a um grupo de seis governadores do sul e sudeste uma proposta para amortizar e reduzir os juros cobrados das dívidas dos Estados com a União. Em troca, os entes devem aumentar os investimentos em educação, especialmente no ensino médio. A ideia é triplicar o número de matrículas no Ensino Médio Técnico no Brasil. Pela proposta, os estados que aderirem ao pacto terão uma redução temporária (de 2025 a 2030) das taxas de juros aplicadas aos contratos de refinanciamento de dívidas. De acordo com o ministério, a meta é ter mais de 3 milhões de alunos matriculados no Ensino Médio Técnico (EMT) até 2030.

Compartilhe: