Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais

A Polícia Militar de…

… São Paulo prendeu 417 detentos descumprindo medidas judiciais durante a “saidinha”, entre a última terça-feira (12) e a manhã deste domingo (17), em todo o estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), 31 dos presos beneficiados com a saída temporária foram detidos em flagrante cometendo novos crimes. Do total, 153 detentos foram presos na capital paulista e na Grande São Paulo e os demais no entorno de Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas e outras regiões do estado. Esta é a primeira “saidinha” do ano que teve início na última terça-feira (12), com término na segunda-feira (18).

 

Os estudantes do ensino…

… médio matriculados na rede pública poderão consultar se estão contemplados no Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC), a partir desta quarta-feira (20). O programa funciona como uma espécie de poupança para os estudantes do ensino médio. A consulta poderá ser feita pelo aplicativo Jornada do Estudante. Para quem não estiver neste primeiro momento entre os beneficiários do Pé-de-Meia, o MEC alerta que a lista não é definitiva, porque as informações estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal.

 

O secretário de Reformas…

… Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, afirmou à CNN que a redução do spread bancário no país pode ter impacto de até 5% no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O ganho para a economia pode chegar a R$ 550 bilhões. De acordo com o secretário, atualmente os bancos praticam um spread de aproximadamente 20% ao ano. O termo se refere ao diferencial entre os custos de captação e a taxa de juros média praticada por uma instituição financeira junto aos seus clientes. A ideia, segundo Marcos Pinto, é trazer esse patamar para a média verificada nos países emergentes, de 5%.

 

A bancada feminina…

… no Congresso Nacional se divide sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na semana passada, a respeito da concessão de licença-maternidade para a mãe não gestante em casos de união homoafetiva. Todos os ministros concordaram que a mãe não gestante tem o direito de tirar a licença. “A licença-maternidade para a mãe não gestante de casais homoafetivos é um avanço na legislação brasileira. Precisamos avançar mais? Claro, de maneira que qualquer tipo de relação afetiva envolvendo filiação tenha os mesmos direitos”, avaliou a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

 

Com sua popularidade…

… em queda, segundo pesquisas recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silvia (PT) chamou o marqueteiro da campanha dele das eleições de 2022, Sidônio Palmeira, para uma reunião, no Palácio do Alvorada, na última quinta-feira (14). O encontro teve como pauta possíveis estratégias de comunicação para o governo. O Palácio do Planalto acendeu um alerta para o tema, diante das últimas pesquisas. Um dos pontos em discussão foi a forma de comunicação nas redes sociais. Além do encontro com Lula, o marqueteiro também foi ao Planalto para reuniões com interlocutores do presidente.

 

A onda de calor sufocante…

… que atingiu o Brasil nos últimos dias deve permanecer esquentando o país até a próxima quarta-feira (20), dia em que começa o outono no hemisfério Sul. Em entrevista neste domingo (17), o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, afirmou que o pico da onda de calor foi neste fim de semana. No Rio de Janeiro, por exemplo, a temperatura ficou perto dos 40ºC e a sensação térmica chegou a 60,1ºC, a maior da série histórica medida pelo Alerta Rio. “As temperaturas devem dar uma aliviada a partir de quarta-feira, mas é importante ressaltar que vai ser um começo de outono bem quente”, diz Borges.

 

A rede nacional de…

… energia registrou um novo recorde de consumo, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste domingo (17). Às 14h37 da sexta-feira (15), o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um pico de demanda de 102.478 MW. A carga média do dia também foi recorde, a 91.338 MWmed. E o calor não deu trégua nem na última sexta-feira do verão. Segundo o ONS, o consumo elevado foi influenciado pelo clima, enquanto o país passa por mais uma onda de calor. Os recordes anteriores foram registrados em 14 de novembro de 2023, com pico de 101.475 MW; e no dia 07 de fevereiro de 2024; 101.860 MW.

 

A atividade econômica…

… do Brasil iniciou 2024 com crescimento bem acima do esperado em janeiro, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira, reforçando a visão de que a economia passa por um momento favorável mesmo que tenha desacelerado em relação ao final do ano passado. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do PIB, registrou avanço de 0,60% no primeiro mês do ano, de acordo com dado dessazonalizado. O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,26% e marcou o quinto mês seguido no azul. No entanto, mostrou desaceleração em relação à alta de 0,82% de dezembro, em dado não revisado pelo BC.

Compartilhe: