Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais

O índice de reprovação…

… ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cidade de São Paulo aumentou 9 pontos e chegou a 34%, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (11). No mesmo período, de cerca de seis meses, a aprovação ao presidente também diminuiu 7 pontos e ficou em 38%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Para o levantamento do Datafolha, foram entrevistadas 1.090 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 8 de março. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08862/2024.

 

Analistas consultados…

… pelo Banco Central melhoraram novamente a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024, mas apontaram uma leve piora na expectativa para a inflação. De acordo com o Boletim Focus publicado nesta terça-feira (12), a projeção média do mercado para o IPCA deste ano ficou em 3,77%, ante 3,76% na semana anterior. Ainda assim, a estimativa é melhor do que há quatro semanas, quando estava em 3,82%. Já a perspectiva dos participantes do mercado para a economia brasileira vem melhorando sequencialmente nas últimas semanas, com a expectativa de crescimento em 2024 ficando em 1,78% nesta semana.

 

O Índice Nacional de…

… Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,83% em fevereiro, após alta de 0,42% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12). A alta foi puxada pelo impacto sazonal do grupo Educação, que subiu 4,98% no mês. O resultado veio acima da expectativa de economistas consultados pela Reuters, que esperavam alta de 0,78%. Nas atividades de Educação, a maior contribuição veio dos cursos regulares, que subiram 6,13% no mês. “Esse resultado se deve aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo”, explica o gerente da pesquisa, André Almeida.

 

O Banco Interamericano…

… de Desenvolvimento (BID) estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil desacelere o ritmo de crescimento quase pela metade em 2024. O organismo, com sede em Washington DC, espera avanço de 1,5%, ante alta de 2,9% no ano passado, conforme projeções divulgadas na segunda-feira (11). Caso se concretize, o Brasil deve crescer abaixo da média da América Latina e Caribe e também desacelerar de forma mais intensa. O BID estima que a região deve apontar crescimento de 1,6% neste ano, depois da expansão de 2,1% em 2023, superando as expectativas de especialistas.

 

O número de assassinatos…

… no Brasil caiu 4% em 2023 em relação ao ano anterior, segundo dados do Monitor da Violência, uma parceria entre o portal de notícias “g1”, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP). Foram 39,5 mil mortes violentas em 2023, o que representa a terceira queda consecutiva e, novamente, a menor da série histórica. Em 2022, foram registradas 41,1 mil mortes e, em 2021, 42,2 mil. O levantamento começou em 2007 e o maior número já registrado foi em 2017, com 59,1 mil mortes violentas.

 

Um aluno judeu foi…

… vítima de atos antissemitistas praticado por outros colegas de classe em uma escola de elite de São Paulo. O adolescente, de 15 anos, é estudante da Beacon School, uma das escolas bilíngues mais prestigiadas do estado, e ingressou recentemente na unidade particular. Um grupo de alunos teria desenhado símbolos e escrito cânticos nazistas e antissemitas em cadernos para sinalizar a presença do aluno judeu na turma. O garoto, vítima da agressão psicológica, teria então comunicado aos pais que exigiram que as devidas medidas cabíveis fossem tomadas pela escola.

 

O Instituto Nacional…

… de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para a onda de calor sufocante que atinge o país nesta semana. O alerta vale desde a tarde de ontem até as 18h da próxima sexta-feira (15) e abrange cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo o instituto, nesses estados a temperatura registrada pode chegar a 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias, com riscos à saúde. Nas regiões afetadas pela onda de calor, as temperaturas máximas nesta terça-feira (12) são de 39ºC no Sul e de 38ºC no Sudeste, ainda conforme o Inmet.

 

Em 2023, as emoções…

… negativas foram predominantes na vida de 48% dos brasileiros, é o que diz a pesquisa da Quiddity, que ouviu 1.335 pessoas acima de 18 anos e foi divulgada nesta terça-feira (12). Segundo o levantamento, 47% dos entrevistados responderam que a ansiedade e a preocupação foram os sentimentos mais presentes no último ano. Para 37% das pessoas ouvidas, a exaustão foi o que predominou. Quando perguntados sobre quais áreas da vida mais impactaram esses sentimentos, as pessoas que afirmaram que as emoções negativas prevaleceram em 2023, responderam que as finanças (55%) e o profissional (44%) foram os principais motivadores.

 

Compartilhe: