Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais

Partidos da oposição…

… articulam para aprovar moções de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pelo menos dois pedidos já foram elaborados. Um deles, pelo partido do ex-presidente Bolsonaro. O texto, protocolado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC), afirma que a declaração de Lula foi uma “bizarra” e prejudica “laços internacionais com países democráticos”. Neste domingo (18), Lula comparou a situação na Faixa de Gaza com o Holocausto e falou em genocídio. Um dia depois, o chanceler de Israel comunicou ao embaixador brasileiro que o presidente brasileiro passa a ser “persona non grata” no país até que se desculpe.

A região Norte do Brasil…

… apresentou diminuição no número de novos casos de Covid-19, enquanto os estados do Centro-Sul registraram aumento. Os dados são do último boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os estados do Norte, que foram os últimos a passar pelo ciclo recente de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 –por volta da virada do ano–, mostraram um sinal de possível interrupção e até indícios de queda. No entanto, como o período da análise vigente foi o da semana pré-Carnaval, eventuais internações que possam vir a ocorrer em decorrência de infecções no período só vão aparecer nas próximas semanas.

O nível de pobreza…

… na Argentina atingiu 57,4% em janeiro, o mais alto em pelo menos 20 anos, de acordo com um relatório da Universidade Católica da Argentina (UCA) citado pela mídia local no domingo (18). Segundo o relatório, a desvalorização do peso levada a cabo pelo presidente Javier Milei logo após a sua posse, no início de dezembro – e os aumentos de preços por ela causados ​​- agravaram os níveis de pobreza, que fecharam o ano em 49,5%. “A verdadeira herança do modelo de castas: seis em cada 10 argentinos são pobres”, disse o libertário Milei, em uma postagem nas redes sociais na noite de sábado (17).

Em uma reunião…

… realizada ainda no início do mês na Secretaria de Relações Institucionais antes do Carnaval, o governo indicou que estaria disposto a aceitar a ideia de fixar um cronograma de liberação de emendas parlamentares, disse um líder envolvido diretamente nas negociações. A medida é parte do esforço para tentar acalmar as insatisfações no Congresso após o veto do presidente que cortou mais de R$ 5,6 bilhões nas chamadas emendas de comissão. Até agora, entretanto, a articulação política ainda não apresentou um roteiro concreto nem mesmo aos líderes mais próximos de Lula, contribuindo para alimentar o clima de insatisfação na base.

O ministro André…

.. Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, criticou a posição adotada pela diplomacia brasileira em relação ao conflito Israel-Hamas. “O maior erro é apoiar grupo terrorista”, disse, no domingo (18). A declaração foi feita horas após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio”, e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus. Mendonça foi indicado ao Supremo por Bolsonaro em julho de 2021. Após cinco meses de espera para sua sabatina no Senado, ele foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

A morte de Abilio…

… Diniz, um dos mais reconhecidos e bem-sucedidos empresários brasileiros, foi sentida pelos principais empresários e executivos brasileiros. Diniz morreu no domingo (18), aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo há alguns dias. Jean-Charles Naouri, presidente do Grupo Casino Guichard-Perrachon chamou Diniz de um “empreendedor incansável”. Stephane Maquaire, a presidente do Grupo Carrefour Brasil, onde o empresário era um dos principais acionistas, disse sentir “a dor de perder uma fonte de inspiração”.

 

O Índice de Atividade…

… Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou crescimento de 2,45% em 2023, mostraram dados observados divulgados pelo BC nesta segunda-feira (19). Em dezembro, o índice apresentou avanço de 0,82% na comparação com o mês anterior – o quarto resultado mensal positivo -, segundo dados dessazonalizados, acima da expectativa em pesquisa da Reuters de 0,75% no mês. Com isso, o IBC-Br terminou o quarto trimestre de 2023 com expansão de 0,22% em relação aos três mês anteriores, também em dados dessazonalizados.

Relatórios da Secretaria…

… Nacional de Políticas Penais (Senapen) registraram, em momentos diferentes, a “inoperância” do sistema de câmeras de segurança da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), de onde dois presos fugiram na semana passada. A consequência disso, segundo fontes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é a falta de registros sobre casos sensíveis dentro do presídio. Entre eles, uma tentativa de fuga de um líder do PCC em 2019. Na ocasião, Arimatéia Pereira Faria Carvalho, conhecido como Pequeno, conseguiu roubar uma espingarda calibre 12 e tentou sair do presídio durante o banho de sol.

Compartilhe: