Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais

Mesmo com a prisão…

… de militares pela acusação de tentativa de golpe de Estado, o Exército irá aplicar possíveis punições disciplinares somente depois de os oficiais serem julgados pelo STF. Das quatro prisões autorizadas na semana passada, três foram de militares. Além disso, militares de alta patente foram alvos de busca e apreensão, entre eles os ex-ministros e generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto. Eles devem ser chamados para depor na Polícia Federal. Para o Comando do Exército, apesar de toda exposição, eventuais perdas de patente e outros benefícios poderão ocorrer somente depois que houver decisão judicial sacramentando se são culpados e qual o nível de envolvimento nos crimes.

O CEO da Raízen, …

…Ricardo Mussa, avalia que há espaço para o aumento do consumo de etanol no país, assim como para a alta dos preços do biocombustível ao longo dos próximos meses. O preço mais baixo do etanol e a competitividade frente à gasolina, segundo ele, têm contribuído para elevar a demanda. De acordo com resultados divulgados na última semana, a Raízen teve queda de 17,6% nos volumes de etanol vendidos no terceiro trimestre do ano-safra 2023/24 (que corresponde ao quarto trimestre do ano passado) ante igual período do ano anterior. A empresa, porém, buscou justificar o resultado com o argumento de que se tratou de um reforço do estoque para venda futura

 

O presidente da Argentina, …

…Javier Milei, visitou seu compatriota, o papa Francisco, no Vaticano nesta segunda-feira (12), levando doces e presentes em iniciativa para selar as pazes com o pontífice que há muito rejeita e ridiculariza. Milei insultou Francisco durante sua campanha eleitoral, chamando-o de “imbecil que defende a justiça social”. Mas ele mudou o tom ao assumir o cargo enquanto tenta reforçar o apoio interno em meio a desafios crescentes. Ele saudou o papa como “o argentino mais importante da história” em entrevista neste fim de semana.

 

A Seleção Brasileira…

… Feminina de basquete não estará na Olimpíada deste ano, em Paris. Na noite deste domingo (11), a equipe perdeu para a Alemanha por 73 a 71 no Ginásio do Mangueirinho, em Belém, no Pará. Para avançar, o Brasil precisava vencer as alemãs por pelo menos oito pontos. Com o resultado, as outras três seleções do Pré-Olímpico disputado em Belém se classificaram para Paris-2024: Austrália, Sérvia e Alemanha.  O Brasil teve campanha de três reveses no Pré-Olímpico. A Austrália terminou com 100% de aproveitamento, enquanto Alemanha foi a segunda com duas vitórias e a Sérvia com um triunfo.

 

O número de casos…

… prováveis de dengue no Brasil em 2024 chegou a 408 mil, segundo atualização de sexta-feira, 9, no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Já o número de vítimas confirmadas da doença é de 62, enquanto outras 279 mortes suspeitas estão sendo investigadas. A média nacional aponta 201 casos de dengue por 100 mil habitantes. Mas, em alguns estados, esse coeficiente é bem maior. O Distrito Federal, por exemplo, registra mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes. Na sequência proporcional de casos, aparecem Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

 

 

O ministro Dias Toffoli, …

…do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento de um recurso apresentado pelo ex-presidente e ex-senador Fernando Collor contra sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão, decidida pela Corte em maio de 2023. Toffoli fez um pedido de vista (mais tempo para analisar o processo). Pelo regimento do tribunal, ele tem até 90 dias para devolver o caso para julgamento. Depois da devolução, o recurso ainda precisará ser pautado para uma nova sessão de julgamento. Antes da paralisação, só havia o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, para rejeitar o recurso de Collor e manter a condenação.

O Ministério da Saúde…

… informou, nesta segunda-feira (12), que cerca de R$ 17 bilhões em recursos não utilizados durante a pandemia de covid-19 serão destinados para ações de custeio e de investimentos na saúde em todo o país. Os valores deverão ser utilizados até 31 de dezembro deste ano. A pasta regulamentou a Emenda Constitucional 132/2023, que autoriza o uso do saldo financeiro dos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal para ações e serviços públicos de saúde, seja para despesas correntes ou de investimento. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 9.

 

Após um ano e meio…

… de duração e sucessivos recordes de temperatura batidos, o El Niño deve se despedir no segundo semestre e dar lugar ao La Niña ainda neste ano. De acordo com a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a versão mais fria do fenômeno climático deve passar a vigorar entre julho e setembro, conforme documento da entidade elaborado com base em uma série de modelos estatístico-climáticos. O El Niño ocorre com intervalos de dois a sete anos e se caracteriza pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico na região do Equador.

Compartilhe: