Ir para o conteúdo

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Notícias

Notas Gerais

O INSS informou…
… nesta sexta-feira (2) que não vai suspender o benefi cio de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta de prova de vida presencial. Segundo o INSS, a procura por atendimento nas agências ocorreu porque um comunicado foi enviado pelo aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para 2,9 milhões segurados nascidos em janeiro e fevereiro que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. O instituto explica que o comunicado estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, por isso a comprovação de vida não foi confirmada.
Levantamento do…
… Ministério da Saúde indica que o Brasil possui 262.247 casos prováveis de dengue. Desde o início do ano até a tarde desta sexta-feira (2), o país havia registrado 29 mortes rela- cionadas à doença. Outros 173 óbitos estão em investigação. Na quarta semana epidemiológica do ano, entre os dias 21 e 27 de janeiro, o Brasil contabilizou 59.612 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 189,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total era de 20.614 registros. O Distrito Federal lidera o ranking de inci- dência de casos prováveis, com 1.147,8 por 100 mil habitantes. Em seguida estão Acre, Minas Gerais e Paraná
Às vésperas da primeira…
… missão internacional do Governo de São Paulo em 2024, Tarcísio de Freitas destacou a importância do diálogo com grupos estrangeiros em busca de parcerias para projetos estruturantes para o desenvolvimento paulista. Amanhã (5), o governador inicia uma série de encontros com empresários e executivos na Espanha, Itália e França. O Governo do Estado tem prevista a realização de 13 leilões ao longo de 2024. Entre eles, estão o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a ci- dade de São Paulo a Campinas, já no dia 29 de fevereiro, e con- cessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária.
O secretário-executivo…
do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), Gustavo Guimarães, afirmou em entrevista que o governo contará com um sistema de inteligência artificial para dar solução para as despesas com precatórios. O trabalho será realizado em conjunto com Advocacia-Geral da União (AGU) e Fazenda. A permissão do Supremo Tribunal Federal (STF) deu ao governo para pagar o estoque de dívidas acima do limite estabelecido pela PEC dos Precatórios sem impactar o resultado fiscal trouxe alívio à gestão federal. Com isso, será possível abrir crédito extraordinário para “evitar o calote”. bem como correções monetárias e financeiras.
O futuro dos tucanos…
… é incerto. “Haverá uma debandada, mas o partido terá que mostrar a cara”, disse o prefeito de Santo André, Paulo Serra, diante da ameaça de vereadores que exigem apoio a Ricardo Nunes (MDB). Presidente interino do PSDB de São Paulo, Paulo Serra está entre as lideranças da legenda que defendem publicamente o lançamento de uma candidatura própria em São Paulo, reduto tucano por 24 anos. As brigas entre correntes adversárias contribuíram-e muito-para implodir não apenas a candidatura local do PSDB, mas tam- bém a tentativa de o partido dar início a um projeto a longo prazo e viabilizar-se nacionalmente.
OPT deve começar…
…as análises para a distribuição do fundo eleitoral em março. Fontes da legenda que estão na articulação das eleições dizem que a expectativa é que os maiores valores sejam destinados para capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. A definição deve sair até abril. Integrantes da alta cúpula do partido aguardam a finalização de um levan- tamento feito pelo Grupo de Trabalho Eleitoral, uma equipe interna do partido, sobre possibilidades de candidaturas e alianças principalmente em cidades de 100 mil habitantes e as definições dos candidatos nas principais capitais. O fundo eleitoral para financiamento das eleições municipais terá valor de R$ 4,9 bilhões.
Um foragido da Justiça…
… morreu após ser baleado durante uma abordagem policial em Igarapava na quinta-feira (19). Com um mandado de prisão por roubo, Marcos Donizeti Martins Batista, de 59 anos, foi atingido por um disparo enquanto estava no Jardim Santo Antonio e chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado como homicídio decor- rente de oposição à intervenção policial com excludente de ilicitude, porque as autoridades trabalham inicialmente com a informação de que o agente teria agido em legítima defesa. As autoridades policiais apreenderam a arma e as munições do agente civil investigado.
O Governo de São…
…Paulo anunciou um avanço significativo na desburo- cratização e modernização dos serviços estaduais. A partir de agora, todos os pedidos de análise de licenciamento para lotes urbanos e condomínios destinados ao Grupo de Análise e Aprovação de Projetos serão realizados exclusivamente por meios digitais. Com apoio da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) – órgão central do Governo paulista, a iniciativa, anunciada durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes no último dia 16, representa a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI!), plataforma que revoluciona a maneira como os processos habitacionais serão conduzidos no Estado.

Compartilhe: