Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias

Notas Gerais

A América do Sul está…

… testemunhando um aumento dos casos de dengue neste verão, fazendo o Brasil lançar uma nova campanha de vacinação, enquanto que na Argentina muitas lojas ficaram sem estoque de repelente de mosquitos. Depois de 2023 já ter estabelecido o recorde no número de casos na região, a Argentina viu um grande crescimento dos casos da doença, que é endêmica na maior parte da América Latina. Embora seja por vezes assintomática, a dengue também pode ser fatal. Neste mês, o Brasil começou a usar caminhões para espalhar inseticidas depois que a doença se espalhou por regiões anteriormente não atingidas pela dengue.

O Índice de Confiança…

… do Consumidor caiu 2,4 pontos em janeiro, para 90,8 pontos, após ter registrado em dezembro o maior patamar para o mês desde 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Economia. O resultado é o menor nível desde maio de 2023 (89,5 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo quarto mês consecutivo, em 0,6 ponto, para 92,1 pontos. “A confiança dos consumidores inicia 2024 em queda, dando continuidade à tendência de desaceleração iniciada em setembro do ano passado. Em janeiro, a queda da confiança ocorreu tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.

Os casos de chikungunya…

… e zika apresentam tendência de queda no Brasil como um todo, mas a situação continua preocupante nas regiões de maior risco de infecção por esses dois vírus: Nordeste, Centro-Oeste e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses locais, ambas as doenças seguem com número de casos em alta. É o que mostra estudo publicado na revista Scientific Reports por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE). No Brasil, as áreas de maior risco de infecção se localizaram inicialmente na região Nordeste.

O presidente do Partido…

… Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que a operação da Polícia Federal (PF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) é mais uma perseguição ao partido e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Pura perseguição do Alexandre de Moraes. O pessoal tem imunidade parlamentar e não respeitam”, disse Valdemar. Nesta quinta-feira (25), Ramagem, que também é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, foi alvo de busca e apreensão na operação Vigilância Aproximada, que investiga uma suposta organização criminosa que teria se instalado na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas.

Casos de depressão…

… cresceram na saúde suplementar entre 2020 e 2023, de acordo com o estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O percentual de beneficiários com a doença passou de 11,1% para 13,5%, no período. Em novembro do ano passado, havia 50,9 milhões de beneficiários no Brasil. A pesquisa mostra que a maior prevalência da depressão ocorre entre as mulheres. O resultado da análise indica que houve aumento de casos entre 2020 e 2023, de 15,3% para 18,5%, respectivamente. Assim, uma a cada cinco beneficiárias de planos de saúde apresentam a doença.

Apenas dois locais no…

… Brasil não participarão das eleições em 2024: Brasília, no Distrito Federal, e Fernando de Noronha, em Pernambuco. Isso acontece pelo fato de a capital brasileira e o conjunto de ilhas não serem considerados municípios pela legislação. Logo, não elegem prefeitos e vereadores. Brasília foi construída para ser exclusivamente a capital do país, sendo uma unidade federativa autônoma, sem a divisão de municípios. Sua gestão é feita pelo governo do Distrito Federal, responsável por funções que seriam de uma prefeitura, como o gerenciamento da saúde, da educação e do transporte público, por exemplo.

Entidades vão propor…

… alterações nas propostas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uso de inteligência artificial (IA) nas eleições. O entendimento é que é preciso ajustar o texto para definir melhor em quais casos a tecnologia será proibida e especificar a quem cabe a responsabilização sobre o tema. O uso da ferramenta nas eleições é uma das grandes preocupações do TSE pelo potencial que tem de desequilibrar o pleito, em caso de uma atuação maliciosa. Neste ano, os eleitores escolherão prefeitos e vereadores nos municípios do país. No começo de janeiro, a Corte divulgou suas propostas de regulação sobre IA.

O Brasil encerrou 2023…

… com 10% dos municípios com leis de antenas atualizadas, sendo que 7,16% possuíam legislação conforme a Lei Geral de Antenas (LGA) com processos de licenciamento adequados ao avanço do 5G. Os dados levantados pela Conexis Brasil Digital, com base em dados do Conecte 5G, foram divulgados nesta quinta-feira (25). O levantamento apontou que em dezembro do ano passado, 573 municípios haviam instaurado leis após a LGA, alta de 65% em 12 meses. Do total, 399 contavam com leis adequadas ao uso da tecnologia de conectividade 5G.

Compartilhe: