Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Notícias

Notas Gerais

As inscrições para o…

… Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, ultrapassaram a marca de 100 mil cadastros no primeiro dia de inscrição, de acordo com dados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Segundo a pasta, são enviadas, em média, de 20 a 30 inscrições por segundo. As inscrições para o “Enem dos Concursos” foram abertas nesta sexta-feira (19). O período de inscrições vai até o dia 9 de fevereiro. As provas estão programadas para o dia 5 de maio em 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação.

 

A direção da Fifa…

… anunciou nesta sexta-feira (19) a data em que divulgará o calendário da Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez na história terá sede tripla com Estados Unidos, México e Canadá. O evento ocorrerá em 4 de fevereiro, às 17h. O estádio AT&T, em Arlington, ao lado de Dallas, deve ser anunciado para receber a final, em 19 de julho. A Fifa também vai divulgar quantos jogos ocorrerão em cada uma das 16 cidades-sede, inclusive os locais das aberturas em cada um dos países que receberão o Mundial. Dallas e o AT&T disputavam a final com Nova York/Nova Jersey, e o MetLife Stadium.

 

Os preços médios…

… de diesel, gasolina e etanol nos postos do Brasil recuaram levemente na terceira semana de janeiro, ante a anterior, mantendo a tendência de estabilidade demonstrada desde o início do ano, apontou nesta sexta-feira (19) pesquisa da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade. O preço do diesel S-10, o mais consumido no Brasil nos postos de combustíveis, teve queda de 0,61%, entre os dias 12 e 18 de janeiro, em relação à segunda semana do mês (de 5 a 11 de janeiro), a 6,182 reais por litro. Já o preço médio da gasolina nos postos do país apresentou recuo de 0,19% na mesma comparação, a 5,791 reais por litro.

 

A pedido do Ministério…

… Público Federal (MPF), a Receita Federal editou uma portaria para determinar que os auditores que se depararem com indícios de crimes de lavagem de dinheiro enviem as provas diretamente para órgãos de investigação, como o próprio MPF e a Polícia Federal (PF). A nova medida foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (17) e entrará em vigor a partir do dia 1º de fevereiro. As mudanças atendem a sugestões feitas pelo MPF em 2022. Segundo o órgão, a nova determinação deve ampliar e facilitar o trabalho dos dois órgãos no enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro.

 

O governo de Tarcísio…

… de Freitas em São Paulo deu início a um amplo recenseamento no funcionalismo estadual, que exigirá o recadastramento e prova de vida dos servidores. Parte de uma ampla reestruturação administrativa que pretende enxugar gastos desnecessários na máquina pública e identificar distorções na contratação de servidores, tanto aqueles que ocupam cargos de confiança como concursados. Servidores estaduais da ativa devem fazer o recadastramento e prova de vida por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR até 15 de março.

 

Após o governo derrubar…

… a isenção fiscal a líderes religiosos, deputados ligados às igrejas evangélicas prometem acelerar a tramitação de projetos de lei que tragam “segurança jurídica” aos benefícios fiscais de templos religiosos. Parlamentares apontaram que a relação com o governo ficou mais estremecida e cria um ambiente de desestabilidade. Desta forma, eles defendem a necessidade de criar ferramentas que mantenham direitos já conquistados e garantam o funcionamento das igrejas e seus projetos sociais. O avanço ou não das pautas vai depender do diálogo com o governo federal e das articulações com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

 

De volta à Brasília após…

… dar início ao giro de viagens pelo país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se vê, mais uma vez, diante de uma queda de braço envolvendo a equipe econômica de seu governo e o Congresso Nacional. Na próxima semana, Lula deve organizar uma nova rodada de reuniões para discutir a medida provisória (MP) que trata da reoneração da folha de pagamento. A MP foi editada no fim do ano passado, poucas semanas após deputados e senadores decidirem pela prorrogação da desoneração da folha de 17 setores.

 

Um pastor foi preso…

… por policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, por estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude. Pelo menos três mulheres foram abusadas por ele. Segundo a delegada Ana Carla Rodrigues de Moura Nepomuceno, os crimes foram cometidos entre 2010 e 2021 no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo os relatos das vítimas, ele abusava de mulheres acolhidas pela instituição. Em todos os relatos recebidos pela polícia, as mulheres contaram que os abusos começaram com o homem dizendo a elas que nutria “carinho de um pai”.

Compartilhe: