Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Notícias

Notas Gerais

Carlo Ancelotti disse…

… nesta terça-feira (2) em entrevista coletiva em Madri, na Espanha, que de fato conversou com o presidente afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues. A oferta era assumir a Seleção Brasileira em junho de 2024, quando acabaria seu contrato com o Real Madrid. O italiano ressaltou que sua prioridade sempre foi renovar o acordo com o clube espanhol, o que foi sacramentado pouco antes do Natal passado. Ancelotti ficará no Real agora pelo menos até meados de 2026. “Que isto fique claro para todos. Quero agradecer-lhe pelo seu amor, mas no final tudo acabou como eu queria, ou seja, ficar aqui.”, completou o italiano.

 

 

O presidente Luiz Inácio…

… Lula da Silva (PT) vai buscar, neste segundo ano do mandato, dialogar com eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi tomada após pesquisas de opinião apontarem dificuldade do presidente em aumentar sua popularidade. O Palácio do Planalto tem consciência da dificuldade da missão. Acredita, no entanto, que o impacto de políticas públicas voltadas para setores que outrora apoiaram Bolsonaro pode ser o grande trunfo da gestão petista. A estratégia mira evangélicos, setores do agronegócio e integrantes das forças de segurança e das Forças Armadas.

Com a proximidade de…

… os atos criminosos do 8 de janeiro de 2023 completarem um ano, o setor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal monitora grupos em redes sociais que discutem a possibilidade de protestos para o dia. Os diálogos, no entanto, são tratados – pelo menos por ora – como conversas sem potencial de grande mobilização na Esplanada dos Ministérios. Na próxima segunda-feira (8), representantes dos Três Poderes vão se reunir em uma cerimônia para demonstrar repúdio e vitória da democracia contra os ataques criminosos que destruíram patrimônio das sedes do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O mercado de trabalho…

… brasileiro não está absorvendo toda a mão de obra qualificada, e formados em cursos de graduação estão ocupando vagas com nível de ensino médio. É o que revela levantamento com informações dos ministérios da Educação e do Trabalho e quase 100 mil registros de contratações modelo CLT. Os números são de 2018, os últimos publicados pelo governo federal.  Os dados mostram que apenas um em cada 10 formados no ensino superior consegue uma vaga equivalente ao seu nível de capacitação. Considerando alguns cursos, como Psicologia, não foi encontrado registro de contratação CLT de nível superior.

 

O ministério da Saúde…

… optou por mudar, a partir desta segunda-feira (1°), o esquema de vacinação contra a Covid-19. Entre as mudanças está a inclusão do imunizante contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação, para crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses. Adicionalmente, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral da vacina para grupos prioritários, com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Até então, esse público ainda não recebia doses periódicas. Em 2024 será realizada ainda a vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não foram vacinadas anteriormente ou receberam apenas uma dose.

 

Lançado há menos…

… de duas semanas, o projeto Celular Seguro já tem mais de um milhão de usuários cadastrados. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até as 10h dessa segunda-feira (1º), 750.135 celulares foram registrados via site ou aplicativo, e incluídas 692.571 pessoas de confiança.  Ainda segundo a pasta, a ferramenta já recebeu 7.005 alertas de usuários envolvendo perda, roubo ou furto de aparelhos. Com a iniciativa, vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis podem bloquear o aparelho e aplicativos digitais com um único clique. As empresas que já aderiram estão descritas nos termos de uso.

 

A previsão do mercado…

… financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve variação, passando de 3,91% para 3,9% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (2), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. A estimativa para 2024 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional, a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo

 

O presidente Lula …

…sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que estipula diretrizes para a administração do Orçamento deste ano. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União na madrugada desta terça-feira (2). Entre os vetos de Lula está o dispositivo que previa o pagamento integral até 30 de junho de 2024 das emendas parlamentares transferidas na modalidade fundo a fundo para entes (saúde e assistência social). O presidente justificou o veto pelo fato de que a determinação aumenta a “rigidez na gestão orçamentária e financeira e dificultar a gestão das finanças públicas”.

Compartilhe: