Ir para o conteúdo

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias

Notas Gerais

A bancada do Novo…

… na Câmara dos Deputados apresentou nesta quinta-feira (16) uma denúncia à Comissão de Ética da Presidência da República contra o secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, e contra o secretário de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani, ambos do Ministério da Justiça. Para os parlamentares, houve falta de transparência na divulgação da agenda pública dos secretários com Luciene Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” e esposa de um dos supostos líderes do Comando Vermelho no Amazonas. O sistema eletrônico de agendas do Poder Executivo, no entanto, não registrou o nome de Luciene como participante da audiência.

Segundo o professor e…
… pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, poderemos ter um ‘apocalipse da internet’ já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar. Peter trabalha para o desenvolvimento de um sistema de alerta de atividades solares que podem afetar o desenvolvimento global e falou sobre esse possível colapso da web. Segundo ele, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25 já estava previsto de trazer uma tempestade solar em meados de 2025, mas a atividade pode ocorrer antes do previsto, já em 2024.

O Brasil caiu 71 posições…
… e hoje é o 89º país que mais fez doações em 2022, segundo o ranking que contabiliza as nações mais generosas do mundo. A Indonésia é a mais generosa pelo sexto ano consecutivo, seguida pela Ucrânia e Quênia. Em 2022, o País teve redução em todos os indicadores. As doações para ONGs passaram de 41% para 26%; a ajuda a estranhos teve queda de 76% para 64%; e o voluntariado passou de 25% para 21%. Ao mesmo tempo em que 2021 foi o ano com a melhor performance, em meio à pandemia, o ano passado reflete “instabilidade econômica e os momentos de incerteza e desconfiança com a eleição presidencial.”

No estado de São Paulo, …
…onde 40,26% da população é negra, 63,9% dos mortos por agentes de segurança no ano passado são pretos ou pardos. O dado faz parte do boletim “Pele Alvo: a bala não erra o negro”, elaborado pela Rede de Observatórios. Em 2022, foram 419 óbitos de pretos e pardos. O estado teve uma redução de 48,32% no número de mortes provocadas por agentes de segurança, desde 2019, quando foram 867 vítimas. Pessoas com idades entre 18 e 29 anos são a maioria das vítimas: 226, representando 53,94%. Crianças e adolescentes somam 24 óbitos (5,73%).

Ex-diretor do Banco…
… Central (BC) Luiz Fernando Figueiredo afirmou em entrevista que caso o governo Lula mostre descompromisso com sua meta de resultado primário os juros futuros podem subir de maneira relevante no Brasil. “Quanto menos esforço fiscal, mais impacta a curva de juros, maior é o prêmio de risco para o cenário à frente, maior dúvida temos sobre o futuro. Pensam só na taxa overnight, mas crédito, investimento, dependem muito mais da parte longa da curva, a taxa de juros de um ano, a taxa de juros de vários anos”, disse.

O meteorologista da…
… Climatempo Guilherme Borges explicou que a onda de calor deve ter fim no próximo domingo (19), mas as temperaturas devem seguir um pouco acima da média em várias regiões do Brasil. Borges explicou que esta onda de calor é resultado das mudanças climáticas no planeta junto à ação do fenômeno El Niño, que aquece a água dos oceanos. “A mudança climática deixou de ser novidade para todo mundo”, falou. “Essas temperaturas que estamos vendo hoje não são nenhuma novidade, os meteorologistas já vinham prevendo isso.” Borges também citou o verão com temperaturas extremas do hemisfério norte, nos Estados Unidos, na Europa e em outros locais.

O desejo do consumidor…
… de comprar um ar-condicionado para casa cresce no mesmo ritmo da alta da temperatura. No segundo semestre, as vendas desses aparelhos já acumulam alta de 38% na comparação com o ano passado. O dado é da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Segundo Toríbio Rolon, presidente do departamento de comércio e distribuição da entidade, o ano deve terminar com a venda de 4 milhões de aparelhos. Se confirmado, a demanda indica forte recuperação de dois dígitos na comparação com 2022, quando as vendas foram prejudicadas especialmente pelo juro elevado.

Cada vez mais comum…
… na vida dos brasileiros, o Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, faz 3 anos nesta quinta-feira (16) com mais de 155,8 milhões de usuários cadastrados e R$ 29,7 trilhões movimentado. Desde 16 de novembro de 2020 até 31 de outubro de 2023, foram realizadas 66,5 bilhões de transações, segundo o BC. Este sistema permite transferências bancárias gratuitas e, atualmente, qualquer serviço ou produto no Brasil pode ser pago via Pix, amplamente aceito no comércio. No dia 6 de setembro houve um recorde de transações pelo Pix em um único dia, com 152,7 milhões de transferências registradas.

Compartilhe: