Ir para o conteúdo

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias

Notas Gerais 23/04/2024

Dados do Ministério da…

… Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março. “A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

 

O presidente do Senado, …

…Rodrigo Pacheco (PSD), disse à CNN na manhã desta segunda-feira (22) que não irá votar em plenário nesta semana a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Quinquênio. “Está pautada, mas vai cumprir prazo de discussão. Não será votada nesta semana”, afirmou Pacheco. A PEC preocupa o governo devido ao impacto nas contas públicas. Há cálculos diferentes e que dependem de quantas carreiras podem ser beneficiadas, mas o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), chegou a falar em R$ 42 bilhões ao ano. O texto foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e vai passar por debate no plenário.

 

Os desembargadores…

… Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que os afastou de suas funções no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A defesa diz que a ordem do CNJ é excessiva, ilegal, inconstitucional e inadequada e pede a revogação do afastamento dos desembargadores até que haja uma decisão definitiva do STF. Os magistrados são defendidos pelo advogado Nefi Cordeiro, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O recurso, chamado de mandado de segurança, foi apresentado pela defesa dos desembargadores na quinta-feira (18).

 

O ministro André Mendonça, …

…do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá prorrogar o prazo para a repactuação dos acordos de leniência firmados entre o poder público e empresas que foram alvo da Operação Lava Jato. Relator de uma ação no STF que contesta os parâmetros adotados nos acordos, Mendonça deu prazo de 60 dias para uma conciliação entre as partes, que vence na próxima sexta-feira (26). Segundo relatos, diante do avanço nas tratativas até agora, esse prazo será estendido para permitir a repactuação das leniências. O governo está negociando por meio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

 

O Palácio do Planalto…

… determinou que os ministros do governo federal bloqueiem qualquer repasse de emendas de comissão a deputados e senadores. A informação foi confirmada por interlocutores da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A ordem vale até que a negociação entre a SRI e o Congresso Nacional, em torno do veto presidencial de R$ 5,6 bilhões no valor das emendas de comissão, seja fechada. Uma sessão conjunta entre deputados e senadores, que deverá analisar esse e outros vetos do governo a projetos de lei aprovados pelos parlamentares, está marcada para quarta-feira (24). No Congresso, as críticas quanto ao bloqueio dessas emendas aumentaram nos últimos dias.

 

Dados da pesquisa Ipec…

… revelam que quatro em cada dez brasileiros acreditam que a economia do país estará melhor em seis meses. A pesquisa, divulgada neste domingo (21), questionou 2000 pessoas em 129 cidades sobre o que elas acham que vai acontecer com a economia nesse período. Do total dos entrevistados, 40% deles acreditam que a situação econômica do Brasil estará melhor em um semestre. Já para 31%, o cenário nacional estará pior do que o atual. Outros 24% consideram que a economia estará exatamente igual ao momento atual. Não sabem ou não responderam são 5%.

Pesquisa do Ipec divulgada…

… neste domingo (21) aponta que 79% dos brasileiros acreditam que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. A percepção para outros 9% é de que o valor dos alimentos teve queda. Já 11% acreditam que os preços continuam os mesmos. Não sabem ou não responderam correspondem a 1% dos entrevistados. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. Os pesquisadores também quiseram saber qual será o cenário para os próximos meses, na avaliação dos entrevistados.

 

Os gastos militares globais…

… cresceram 7%, chegando a 2,43 trilhões de dólares em 2023, o maior aumento anual desde 2009, à medida que a paz e a segurança internacionais se deterioraram, disse um importante instituto nesta segunda-feira. O Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri) afirmou em um comunicado que Estados Unidos, China e Rússia foram os que mais gastaram em 2023. Nan Tian, pesquisador sênior do Programa de Gastos Militares e Produção de Armas do Sipri, declarou: “Os Estados estão priorizando a força militar, mas correm o risco de uma espiral de ação-reação no cenário geopolítico e de segurança cada vez mais volátil”. O Sipri disse que a Rússia aumentou os gastos em 24%, para um valor estimado de 109 bilhões de dólares.

Compartilhe: