Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 23/03/2024

A avaliação de 58% dos…

… entrevistados da última pesquisa do instituto Datafolha é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez menos pelo Brasil do que se esperava no seu governo. O número foi divulgado nesta quinta-feira (21). O resultado é um ponto percentual acima do apontado no último levantamento, em dezembro passado. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Na semana passada, Lula comentou a queda de popularidade de seu governo em diferentes pesquisas e disse estar consciente de que não está cumprindo o que prometeu.

 

Os ministérios da Fazenda…

… e Planejamento anunciaram um bloqueio do Orçamento da União na ordem de R$ 2,9 bilhões. O número consta no primeiro relatório bimestral de avaliação de despesas e receitas do ano, divulgado nesta sexta-feira (22). A publicação acontece a cada dois meses e tem o intuito de avaliar quanto o governo pode gastar. O bloqueio será feito nos gastos discricionários, ou seja, os não obrigatórios, que são aqueles livres para que os ministérios possam gastar e envolvem também investimentos. De acordo com a publicação, os ministérios também projetam déficit de R$ 9,3 bilhões, equivalente a 0,1% do PIB para 2024.

 

A ministra Cármen…

… Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Superior Tribunal Militar (STM) forneça acesso integral às gravações das sessões públicas e secretas de julgamentos ocorridos no tribunal durante a década de 70, na ditadura militar (1964–1985). O material era buscado por um pesquisador e advogado, que pretende utilizá-lo como subsídio em uma pesquisa sobre julgamentos realizados na época do regime. No pedido feito ao STF, ele argumentou que, embora o STM tenha disponibilizado mais de 10 mil horas de gravações, elas não contemplam a totalidade das sessões realizadas e dos processos apreciados pelo tribunal na época.

 

Defendido pelo presidente…

… do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos é rejeitado por 58% dos brasileiros, contra 41% que preferem a proibição do mecanismo de recondução ao cargo. Outros 2% não souberam responder. É o que aponta levantamento divulgado pelo Instituto Datafolha nesta sexta-feira (22). A pesquisa foi realizada presencialmente, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios pelo Brasil, nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O Restaurante Sabor Mineiro…

… tem a melhor comida caseira de Barretos e região, é considerado um dos mais tradicionais da cidade. A casa abre de segunda a sábado para almoço e também serve marmitex, que pode ser solicitado pelo telefone 3322.8403. Fica na Praça Francisco Barreto, número 218, bem de frente à Catedral do Divino Espírito Santo.

 

Pelo menos 10 estados…

… e o Distrito Federal registraram mais casos de dengue nos primeiros três meses de 2024 do que todo ano de 2023. Além do DF, a lista é formada por: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo. Os dados estão disponíveis na plataforma de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue neste ano (são 2.010.896 no total, em atualização até o dia 21 de março). 682 pessoas morreram vítimas da doença. Outros 1042 óbitos estão em investigação pelo Ministério da Saúde para saber se há relação com a dengue.

 

 

Os pedidos de recuperação…

… judicial no Brasil foram a 169 em fevereiro, alta de 64,1% ante o mesmo período do ano passado, segundo estudo da Serasa Experian. Em comparação com janeiro, o avanço foi de 13,4%. Segundo o levantamento, a alta foi puxada por micro e pequenas empresas, que registraram 59 pedidos. Companhias médias e grandes protocolaram 35 e 9 requisições, respectivamente. A Serasa ainda mostra que o setor de serviços foi o mais impactado, seguindo o resultado do mês anterior, com 66 pedidos em fevereiro, o dobro em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

O Supremo Tribunal…

… Federal (STF) definiu na quinta-feira (21) que a regra de transição do fator previdenciário é obrigatória e que não é possível que o segurado escolha uma forma de cálculo que lhe seja mais benéfica. A decisão, resultante do julgamento de ações direta de inconstitucionalidade, derrubou entendimento do próprio STF que permitia a possibilidade da chamada “revisão da vida toda” nas aposentadorias. Um recurso à possibilidade da revisão da vida toda ainda estava na pauta da Corte, mas o julgamento sobre o fator previdenciário e o seu resultado, na prática, derrubaram a tese fixada pelo próprio STF em 2022.

Compartilhe: