Notícias
Notas Gerais
A Confederação Nacional…
… da Indústria (CNI) revisou para 3,3% sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023. Essa é a segunda reavaliação positiva do ano feita pela CNI. No primeiro trimestre, a expectativa era que a economia do Brasil crescesse em 1,2% em 2023; no segundo trimestre, a estimativa havia passado para 2,1%. Apesar de o Informe Conjuntural do terceiro trimestre mostrar um crescimento acima do esperado, a alta não atinge todos os setores da economia. Na indústria de transformação, por exemplo, a previsão é de queda de 0,5% neste ano.
As agências bancárias…
… não estarão abertas para atendimento presencial hoje (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Amanhã (13) elas funcionam normalmente. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no sábado (14) e no domingo (15) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos – sites e aplicativos – para a realização de transferências e pagamentos. As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, na sexta-feira.
Atualmente, um em…
… cada cinco beneficiários de planos de saúde enfrenta um quadro de obesidade, segundo um estudo exclusivo realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Há 15 anos, em 2008, primeiro ano analisado pela pesquisa, a proporção de pessoas com esse problema era de uma a cada oito. O levantamento, que usou como base de dados o Inquérito Telefônico para Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) de 2008 a 2021. Ele mostra que a prevalência desse problema de saúde entre beneficiários cresceu 7,2 pontos percentuais nesse período, saltando de 12,9% para 20,1%.
No Brasil, mais da metade…
… da população vê a saúde mental como o principal problema do país em termos de bem-estar. O dado consta em uma pesquisa exclusiva realizada pela Ipsos, que mapeou os problemas de bem-estar em diversos países do mundo. O levantamento também aponta que a preocupação com o tema tem crescido ao longo dos últimos anos. O câncer é a segunda maior preocupação de saúde apontada pelos brasileiros, com 38%, seguido por abuso no uso de drogas, com 36%. A pesquisa também questionou os brasileiros sobre o sistema de saúde do país.
A Câmara dos Deputados…
… aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei que amplia os instrumentos de prevenção e recuperação de desastres naturais de áreas atingidas. A proposta ainda trata de ações de monitoramento de riscos de desastres e a produção de alertas antecipados à população. O texto já havia sido aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, em agosto. Como os deputados alteraram a versão aprovada pelos senadores, o texto volta para uma nova análise do Senado antes de ir à sanção.
O Senado Federal aprovou, …
…nesta terça-feira (10), o projeto de lei que retoma obras paradas nas áreas de Educação e Saúde. O texto vai à sanção. A proposta, de autoria do governo federal e aprovada pela Câmara dos Deputados em setembro, institui um “pacto nacional” para retomar cerca de 3,5 mil obras em escolas, com investimento de quase R$ 4 bilhões. Com a conclusão dessas obras, a expectativa é que 450 mil vagas sejam abertas nas redes públicas de ensino de estados e municípios até 2026.
Boletim InfoGripe da…
…Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (11), aponta manutenção de sinal de crescimento do número de novos casos semanais de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associados à covid-19, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A pesquisa é referente à semana epidemiológica de 1° a 7 de outubro. Os estados que apresentam aumento nas internações por covid-19 e requerem mais atenção são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Em relação às capitais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo indicam crescimento em decorrência da covid-19.
A prevenção de fatores…
… de risco para doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva em meninos de até 15 anos é o tema da campanha Novembrinho Azul, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro. A partir de agora, anualmente o mês de novembro passará a ter ações educativas para reforçar os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e consultas de rotina. O objetivo é diminuir o agravamento de doenças na vida adulta, com a detecção precoce e o tratamento de problemas congênitos.