Notícias
Notas Gerais
Cinco dias antes do…
… atentado terrorista contra Israel, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu um apoiador do Hamas, Sayid Tenório, no Palácio do Planalto, junto com outros representantes dos palestinos. A visita foi fotografada e publicada por Sayid em suas redes sociais. Sayid é vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina. Na fotografia, Padilha aparece ao lado de Sayid e de mais uma pessoa, segurando o livro “Palestina, do mito da terra prometida à terra da resistência”, escrito pelo ativista. Com a explosão do conflito, Sayid fez uma série de manifestações pró-Palestina e pró-Hamas nas redes sociais.
Parlamentares petistas, …
…incluindo atuais ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgaram uma nota, em 2021, com o título “Resistência não é terrorismo!”, na qual se posicionam de forma contrária à classificação do Hamas como “organização terrorista”. A nota foi assinada por dez deputados, incluindo o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que eram deputados à época. Além do governo britânico, Estados Unidos e União Europeia classificam o Hamas como grupo terrorista.
Apesar da queda na…
… quantidade de crianças vivendo na pobreza no Brasil, o analfabetismo segue crescendo no país. O percentual de meninos e meninas vivendo na pobreza caiu cerca de três pontos percentuais entre 2019 e 2022. No mesmo período, a proporção de crianças de até sete anos que não sabem ler e escrever dobrou, subindo de 20% para 40%. Os dados estão no novo relatório “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta terça (10).
O Fundo Monetário…
… Internacional alerta para que o Brasil e países emergentes conduzam com cuidado o processo de flexibilização monetária em meio às expectativas de que os juros altos serão mantidos por mais tempo em países mais ricos. O ambiente tem apoiado as moedas locais, mas esses ganhos podem estar em risco, conforme relatório do organismo, publicado ontem (10). O Brasil, Chile e Uruguai capitanearam o início do corte de juros básicos no mundo, após o forte processo de aperto monetário para combater a disparada da inflação em meio aos choques da pandemia e a guerra na Ucrânia.
A produção de cereais, …
…leguminosas e oleaginosas no país deverá fechar o ano com 318,1 milhões de toneladas, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira (10). A previsão foi feita no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizado em setembro. Caso se confirme a estimativa, a produção será 20,9% maior do que a registrada em 2022, ou seja, 54,9 milhões de toneladas superior. A previsão feita em setembro é 1,5% maior (mais 4,8 milhões de toneladas) do que a realizada pela pesquisa em agosto.
A projeção do Fundo…
… Monetário Internacional (FMI) para o crescimento da economia do Brasil em 2023 melhorou em 1 ponto percentual para refletir os resultados acima da expectativa do primeiro semestre, com alta também na estimativa para 2024. No relatório “Perspectiva Econômica Global”, divulgado nesta terça-feira (10), o FMI citou “uma agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, como motivos para elevar a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “O consumo também se manteve forte, apoiado pelo estímulo fiscal”, escreveu o FMI no relatório.
O presidente da CMPI…
… do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), confirmou para a próxima terça-feira (17), a partir das 9h, a leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), assim como dos votos em separado a serem apresentados por parlamentares de oposição. Como é certo que haverá pedido de vistas, já há um acordo para que a votação do relatório final ocorra no dia seguinte. Trabalhando desde o final de maio, a CPMI colheu 20 depoimentos.
Um Projeto de Lei…
… submete os compostos lácteos às regras previstas na Lei de Produtos para Lactentes e Crianças, que trata da venda e da publicidade de determinadas mercadorias com o objetivo de estimular o aleitamento materno. O texto está em análise na Câmara dos Deputados. A proposta define composto lácteo como o produto em pó resultante da mistura do leite e de substâncias aptas para alimentação humana. Os ingredientes lácteos deverão representar no mínimo 51% do composto total. A embalagem deverá dizer: “Este produto não substitui o aleitamento materno e não é indicado para menores de 2 anos de idade”.