Ir para o conteúdo

domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Notas Gerais

As temperaturas em…

… outubro ficarão acima da média na maior parte do país. É o que prevê boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Mato Grosso, Tocantins, no Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC. Já no sul de Mato Grosso do Sul e parte da região Sul, os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC da média normal para o mês. “A ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20ºC”, diz nota do Inmet.

 

 

Líderes governistas articulam…

… para que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relativos ao novo marco fiscal aprovado pelo Congresso Nacional não sejam analisados pelos parlamentares nesta semana. Há a previsão de que haja, nesta quarta-feira (4), uma sessão do Congresso, com senadores e deputados federais, para a análise de vetos presidenciais. O entendimento é que ao menos os vetos que estão trancando a pauta sejam votados pelos parlamentares na quarta. Os líderes da base aliada de Lula vão tentar um acordo na reunião de líderes para que o marco fiscal fique de fora.

 

 

A produção industrial…

… brasileira registrou alta de 0,4% em agosto na comparação com o mês anterior, informou o IBGE nesta terça-feira (3). A alta elimina parte do recuo registrado no mês anterior, quando houve queda de 0,6%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a produção subiu 0,5%, após registrar queda de 1,1% em julho, quando interrompeu dois meses consecutivos de taxas positivas. O resultado veio levemente abaixo da expectativa do mercado, que calculava alta de 0,5% na comparação mensal e crescimento de 1% na base anual, segundo estimativas da Bloomberg.

 

 

O governador de São…

… Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou, nesta terça-feira (3), a greve deflagrada por funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de “abusiva, ilegal e política”. Funcionários da Sabesp também aderiram à paralisação contra as privatizações em estudo no governo paulista. “Vamos continuar estudando as privatizações (Metrô e CPTM) e a da Sabesp está mais adiantada, com consulta às prefeituras e ao TCM”, destacou. “Ano que vem tem eleição (municipal) e os sindicatos já programam outras greves, é um abuso”, frisou.

 

 

O novo passaporte brasileiro…

… começou a ser emitido, nesta terça-feira (3), pela Polícia Federal (PF) aqui no Brasil. No exterior, o modelo só será expedido em embaixadas e consulados brasileiros a partir do ano que vem. Na versão atualizada, a PF e a Casa da Moeda implementaram itens de segurança considerados avançados para aumentar a proteção contra falsificação. Entre as novidades, tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico e foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image).

 

 

Nove em cada dez…

… varejistas no Brasil adotam o parcelamento sem juros no cartão de crédito para efetivar ao menos parte de suas vendas, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo mostrou que 89,6% das empresas do varejo brasileiro dependeram do parcelamento sem juros no cartão de crédito para a efetivação de vendas. Esses estabelecimentos somam um faturamento médio anual equivalente a cerca de R$ 2,841 trilhões. O levantamento foi conduzido com uma amostra de seis mil empresas de pequeno, médio e grande porte, de todos os segmentos do varejo.

 

 

A discussão sobre a…

… limitação de mandato no Supremo Tribunal Federal, que tem o apoio de governistas e oposição, deve ser longa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defende a elaboração de um anteprojeto com propostas sobre quanto tempo cada ministro ficaria na Corte, além de previsão de data para a nova regra começar a valer. Anteprojeto é uma versão preliminar de um texto ainda não apresentado formalmente como proposição ao Legislativo. O presidente do Senado espera que o texto preliminar, preparado por um grupo de senadores, fique pronto até o final do ano. Assim, o projeto em si poderia tramitar a partir de 2024.

 

 

Embora integrantes do PT…

… defendam abertamente o fatiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), aliados próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedem cautela. O argumento é que a mudança, neste momento, pode “chamar” para o governo federal um crise de segurança que deveria ser de responsabilidade dos estados. Alguns integrantes do PT têm dito, reservadamente, que o Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas, por exemplo, lançado nesta segunda-feira (2) pelo ministro Flávio Dino (PSB), é falho.

Compartilhe: