Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias

Notas Gerais

O Índice de Preços ao…

… Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação, subiu 0,35% em setembro, após apresentar alta de 0,28% no mês anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira (26). O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado, que calculava um aumento de 0,37% para o período. No período acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumulou alta de 5%, também em linha com a expectativa de 5,02% para o período. Já no acumulado de 2023, o indicador de inflação registrou alta de 3,74%.

 

 

A pesquisa “Hopes…

… and Fears 2023” revela que os trabalhadores estão cada vez mais insatisfeitos com seus empregos atuais. Entre as 54 mil pessoas ouvidas em 46 países, mais de 1000 entrevistados são brasileiros. Dentre esses, 21% afirmam ter dificuldades para pagar os boletos. Após fechar as contas, 39% dos brasileiros dizem que “não sobra nada ou muito pouco” dos seus rendimentos. O estudo indica que os problemas com as contas motivam 38% dos trabalhadores no mundo a mudar de emprego. Note que dos 21% de pessoas que atualmente possuem mais de um emprego, 69% fazem isso porque precisam de renda adicional para quitar dívidas.

 

 

O número de novos imóveis…

… comercializados no Brasil aumentou 9,8% nos primeiros seis meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valores, o setor cresceu 12,2%, movimentando R$ 19,3 bilhões no primeiro semestre. Segundo os dados apontados pelo indicador Abrainc-Fipe, – que realiza levantamento com 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) – o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) teve destaque e puxou a alta das vendas. Mesmo com o cenário da alta na taxa de juros, os imóveis de tipo MAP registraram 22,8% mais vendas.

 

 

O presidente do Senado…

… Federal, Rodrigo Pacheco, reconheceu, nesta terça-feira (26), a necessidade de o governo federal elevar a arrecadação para zerar o déficit primário, mas alertou: tais medidas não podem oprimir quem produz. “Temos que sustentar esse regime fiscal a partir de medidas de arrecadação. Mas essas medidas de arrecadação não podem oprimir os que já cumprem suas obrigações tributárias. Muito mais importante a gente alcançar aqueles que não pagam tributos do que sacrificar setores relevantes, como o da construção civil “, disse.

 

 

A área técnica do Tribunal…

… de Contas da União (TCU) recomendou o arquivamento de proposta para que os pisos previstos para as áreas de Saúde e Educação não sejam considerados em 2023. A negativa da área técnica aumenta o impasse para as equipes dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) com a volta dos pisos, após o fim do antigo teto de gastos com o novo marco fiscal. A nova regra revogou automaticamente o teto criado no governo Michel Temer (MDB), que suspendia a correção dos pisos atrelada à arrecadação do governo.

 

 

A ata do Copom…

… (Comitê de Política Monetária) reforçou a perspectiva de cortes graduais das taxas de juros pelo Banco Central, sugerindo um patamar final da Selic entre 10% e 9% para 2024, quando deve se encerrar o ciclo de cortes, segundo avaliam especialistas à CNN. “[A ata] é mais um elemento que dificulta o BC falar em juros mais baixos, seja na velocidade do corte, como no ponto final da curva de afrouxamento monetário”, avalia o economista Marco Caruso. Segundo o especialista, o documento tentou trazer mais detalhes sobre o porquê de o Copom estar preocupado com o atual cenário monetário.

 

 

A cúpula da Comissão…

… Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) pediu a prorrogação da comissão por pelo menos mais três dias. A solicitação é para tentar votar o relatório do deputado Ricardo Salles (PL-SP). Se o pedido não for atendido, a comissão pode ficar sem conclusão, já que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu esta terça-feira (26) como a data limite para o funcionamento da CPI. O relatório final de Ricardo Salles foi apresentado na semana passada, mas ainda não foi votado porque o deputado Nilto Tatto (PT-SP) pediu vista.

 

 

O Conselho Nacional de…

… Justiça (CNJ) aprovou uma proposta para aumentar a quantidade de mulheres magistradas na segunda instância da Justiça. A medida estabelece uma ação afirmativa para atingir a paridade de gênero nos tribunais do país, ou seja, um equilíbrio no número de homens e mulheres. A resolução aprovada cria uma lista de promoção só com mulheres juízas, que deve ser alternada com a lista mista (com homens e mulheres), para prover os cargos na segunda instância. Para viabilizar a aprovação, foi preciso negociar uma saída consensual. Com a alteração, a ação só valerá para o preenchimento de vagas das promoções pelo critério de merecimento.

Compartilhe: