Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias

Notas Gerais

A presidente do Supremo…

… Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, votou, nesta sexta-feira (15), para rejeitar a análise de um conjunto de ações que questionam a manutenção dos direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) depois do impeachment. A petista continuou elegível mesmo depois da condenação pelo Senado Federal porque as votações foram fatiadas: uma para afastá-la definitivamente da Presidência e outra para decidir se ela perderia ou não seus direitos políticos. Políticos e partidos acionaram o STF ainda na época do impeachment, concluído em agosto de 2016, questionando essa separação das votações.

 

 

Parte dos deputados da…

… bancada do PT na Câmara vê como “insuficiente” a proposta da PEC dos Militares que conseguiu assinaturas para tramitar no Senado. O texto foi apresentada pelo líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA). A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe militares da ativa de se candidatar conseguiu as 27 assinaturas necessárias para tramitar no Congresso Nacional. A ideia inicial do Palácio do Planalto era vetar militares da ativa da possibilidade de assumir cargos de primeiro escalão, como ministros e secretários de Estado. Mas essa parte foi retirada numa articulação envolvendo Ministério da Defesa e Casa Civil.

 

 

O comércio varejista…

… brasileiro tem encarado um cenário mais positivo neste ano, por causa da melhora em fatores como a inflação, concessão de crédito e mercado de trabalho, avaliou Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas cresceram 0,7% em julho ante junho, o melhor desempenho para o setor desde março, quando também tinha avançado 0,7%. “É um resultado positivo”, resumiu Santos. “E representa então o primeiro ponto depois desse crescimento de março, o primeiro ponto de uma trajetória de crescimento”, previu.

 

 

Administrador da agência…

… espacial dos Estados Unidos, a Nasa, Bill Nelson, disse que, pessoalmente, acredita na existência de vida extraterrestre. A declaração foi dada durante entrevista coletiva após a divulgação do relatório sobre OVNIs encomendado pela Nasa na última quinta-feira (14). “Se acredito que existe vida em um universo tão vasto que é difícil para mim compreender o seu tamanho? Minha resposta pessoal é sim”, disse. O especialista ressaltou, porém, que, até o momento, não há nenhuma evidência de que OVNIs tenham qualquer relação com vida alienígena inteligente.

 

 

O médium João Teixeira…

… de Faria, mais conhecido como João de Deus, foi condenado a mais 118 anos, 6 meses e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável. Ele foi absolvido da acusação de crime contra as relações de consumo, por insuficiência de provas quanto à autoria. A pena é referente às últimas quatro sentenças criminais que estavam sob responsabilidade do juiz Marcos Boechat Lopes Filho, da comarca de Abadiânia (GO), cidade onde o médium atuava

 

 

O relatório da CPI do…

… Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) vai pedir o indiciamento de dez pessoas. Entre elas, está um deputado petista. A informação foi dada à CNN pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relato da CPI. Ainda há dúvidas se o relatório será aprovado e a base governista deve apresentar um documento paralelo. Ainda segundo o relatório, há “trabalho escravo evidente” nos assentamentos dos movimentos sem terra. Foi combinado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o relatório de Salles será apresentado no próximo dia 21 e votado no dia 26.

 

 

O Conselho Nacional de…

… Justiça divulgou, nesta sexta-feira (15), o relatório parcial de inspeção da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava Jato. O documento aponta “uma gestão caótica” no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público Federal e homologados pela Justiça. A correição teve início em maio, após registro de mais de 30 reclamações contra juízes que atuaram nos processos relacionados ao tema. O trabalho foi conduzido pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.

 

 

Ministros do governo…

… Lula afirmam que Flávio Dino, titular da Justiça, tornou-se o favorito na disputa pela próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). E descrevem o que consideram um movimento astuto do maranhense para assumir a condição de mais cotado. Segundo relatos feitos à CNN, ao ver que seu nome estava sendo ventilado, Dino retirou-se da corrida nos bastidores e passou a defender a indicação de uma mulher para a vaga de Rosa Weber — que se aposenta do STF em outubro. O nome apoiado por Dino era o da desembargadora Simone Schreiber, do Rio de Janeiro.

Compartilhe: