Ir para o conteúdo

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias

Notas Gerais

O Brasil abriu 142.702…

… vagas de trabalho formal em julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho. O resultado considera 1.883.198 admissões e de 1.740.496 desligamentos no mês. O dado veio em linha com as estimativas do mercado, que esperavam 145 mil novas vagas, segundo estimativas da Bloomberg. No mesmo mês do ano passado, foram criados 225.016 mil postos de trabalho. Em julho de 2023, o estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, contabilizou 43.610.550 vínculos.

 

 

De acordo com um…

… estudo desenvolvido pela ONG Think Olga divulgado nesta quarta-feira (30), 45% das mulheres brasileiras possuem um diagnóstico de ansiedade, depressão, ou outros tipos de transtornos e 86% consideram ter muita carga de responsabilidades. A pesquisa inédita foi realizada com 1.078 mulheres, entre 18 e 65 anos, em todos os estados do país, entre 12 e 26 de maio de 2023, e mostra que 26% das mulheres declararam que os padrões de beleza impostos impactam negativamente na saúde mental. Já o medo de sofrer violência é citado por 16% das respondentes.

 

 

O Índice Geral de…

… Preços-Mercado (IGP-M), conhecido como o indicador de calcula a inflação do aluguel, registrou queda de 0,14% em agosto, após recuo de 0,72% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas, de avanço de 0,15%, e levou o índice a mostrar queda de 7,20% em 12 meses, menos intensa que o recuo de 7,72% acumulado no ano findo em julho. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, reduziu a baixa para 0,17% em agosto, ante queda de 1,05% em julho.

 

 

A principal causa infecciosa…

… de morte em crianças de até 1 ano do mundo é a bronquiolite. O alerta foi feito pelo coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia Marcelo Otsuka. O infectologista destacou que a doença “é grave e mesmo os quadros que não evoluem, que não necessitam de internação, dão trabalho por causa do desconforto.” Nesta semana, a Pfizer pediu o registro da vacina Abrysvo contra a bronquiolite junto à Anvisa. O imunizante é aplicado em gestantes entre 24 e 36 semanas, “é segura e não leva problemas aos recém-nascidos.”

 

 

O presidente da Frente…

… Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, deputado Helder Salomão, afirmou que é possível aprovar a ampliação do teto de faturamento para Microempreendedor Individual (MEI) ainda em setembro. “Se houver entendimento no colégio de líderes, podemos aprovar muito em breve. Acredito que é possível já agora no meio de semestre. Vamos trabalhar para isso”, disse. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços indicou na última semana que trabalha em uma proposta de ampliação do limite de faturamento para MEI, de R$ 81 mil para R$ 144,9 mil.

 

 

O Palácio do Planalto…

… deu início a uma ofensiva para tentar aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que barra militares na política a tempo de valer para as eleições municipais de 2024. Para que a articulação dê certo, a proposta tem que ser aprovada pelas duas casas legislativas, Câmara e Senado, antes de 6 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Assinado pelos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça, Flávio Dino, o texto cria regras para proibir que militares da ativa das Forças Armadas disputem eleições ou ocupem cargos no primeiro escalão do Executivo.

 

 

O presidente da Câmara, …

…Arthur Lira (PP-AL), afirmou a deputados nesta quarta-feira (30) que não irá prorrogar os trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em andamento hoje na Casa, como a do MST e a CPMI do 8 de janeiro. A medida abre caminho para abertura de outras investigações, como a CPI da 123milhas, que pode investigar empresas acusadas de prejudicar o consumidor. De acordo com interlocutores do presidente da Casa, há avaliação de que as CPIs que não serão prorrogadas causam muito barulho e polarização.

 

 

Um projeto de lei que…

… obriga bares e restaurantes de São Paulo a oferecerem água filtrada gratuitamente aos clientes foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O PL 433/2023, de autoria do deputado Átila Jacomussi (Solidariedade), prevê que “bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares” do estado sejam obrigados a servir “água potável filtrada à vontade” de maneira gratuita aos clientes. A proposta foi votada pelos deputados estaduais no último dia 8, e encaminhada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no último dia 23.

Compartilhe: