Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 22/02/24

Mulheres que praticam…

… exercício físico regularmente têm um risco menor de morte precoce ou de desenvolver doenças cardiovasculares fatais em comparação com os homens que também se exercitam de forma regular. Essa diferença pode ser observada mesmo quando elas fazem menos esforço físico do que os homens. Mulheres que praticam exercício físico regularmente têm um risco menor de morte precoce ou de desenvolver doenças cardiovasculares fatais em comparação com os homens que também se exercitam de forma regular. Essa diferença pode ser observada mesmo quando elas fazem menos esforço físico do que os homens.

Um estudo publicado…

… no final do ano passado, cujos principais autores são um pesquisador brasileiro e outro japonês, aponta a possibilidade de que haja um novo planeta em nosso Sistema Solar. Os dois astrônomos, o brasileiro Patryk Sofia Lykawka, e Takashi Ito, dizem que o planeta estaria localizado depois de Netuno, numa região chamada de Cinturão de Kuiper. O suposto novo planeta seria de 1,5 a três vezes maior do que a Terra, bem maior que os planetas-anões localizados no Cinturão — mesmo Plutão, que já foi classificado como planeta no passado, tem apenas 18% do tamanho da Terra.

 

O presidente do Banco…

… Central (BC), Roberto Campos Neto, lamentou a morte do professor e economista brasileiro Affonso Celso Pastore, nesta quarta-feira (21) aos 84 anos. Pastore foi presidente do BC durante os anos 1980 e também atuou como secretário da Fazenda do estado de São Paulo. Pastore nasceu em São Paulo no ano de 1939, mesma cidade em que realizou a graduação e pós-graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde também realizou sua Livre Docência. Em 1967, passou a integrar a equipe de assessores do Ministério da Fazenda.

 

Diante da escalada…

… da crise provocada pelas declarações do presidente Lula (PT) a respeito da guerra na Faixa de Gaza, aliados passaram a defender nos bastidores que ele avalie falar publicamente sobre o assunto mais uma vez. A ideia, segundo aliados, não é recuar das declarações, mas sim contextualizá-las. Lula resiste a um pedido de desculpas, mas a tese é que o presidente poderia falar em situação informal, como, por exemplo, respondendo a perguntas de jornalistas. O objetivo, afirmam, seria tirar a munição do governo de Benjamin Netanyahu, que, na visão de petistas, distorce a fala de Lula para sair do isolamento e desviar o foco das mortes em Gaza.

 

O Centro de Controle…

… e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos emitiu um alerta de saúde de viagens para o Brasil devido à dengue. O comunicado também orienta cidadãos norte-americanos que forem viajar ao país que tomem medidas preventivas quanto à febre oropouche, que teve aumento de casos registrados nos últimos dias nos estados do Amazonas e Acre. A doença também é transmitida por meio da picada de mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, do início do ano até agora foram registrados 688.461 casos de dengue em todo o país. Neste período, 122 pessoas morreram por causa da doença.

 

 

 

O PL pode perder…

… a chance de comandar a principal comissão da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ). Partidos do centrão – que compõe a base de apoio de Arthur Lira (PP-AL) e do governo – ensaiam disputar essa e outras comissões no voto, o que deixaria o partido em desvantagem. Atualmente, a CCJ está sob comando do PT, por um acordo firmado com o PL no ano passado. O partido do ex-presidente Bolsonaro cedeu a prioridade de escolher o colegiado para assumir a relatoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO). A costura, no entanto, previa que a CCJ ficasse com o partido em 2024.

 

Assim que tomar…

… posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje (22), Flávio Dino se sentará na cadeira que fica na ponta da lateral esquerda no plenário da Corte. O espaço não é resultado da escolha do novo integrante, mas segue uma regra baseada na antiguidade dos magistrados do Supremo. O plenário do STF tem um formato de “U”. No canto central fica a mesa ocupada pelo presidente, atualmente o ministro Luís Roberto Barroso, tendo a seu lado direito o procurador-geral da República e a seu lado esquerdo a secretária do plenário. Dessa mesa prolongam-se as duas fileiras laterais de cadeiras.

 

Pesquisadores suecos…

… estão desenvolvendo uma ferramenta que, com a ajuda de um exame de sangue simples, poderá prever o risco de ter infarto com até seis meses de antecedência. A ideia é que a tecnologia ajude a identificar pacientes com maior necessidade de iniciar um tratamento preventivo contra um ataque cardíaco. Para criar essa ferramenta, os investigadores tiveram acesso a amostras de sangue de 169.053 indivíduos sem doença cardiovascular prévia. Em seis meses após a coleta, 420 dessas pessoas sofreram o primeiro ataque cardíaco. Com isso, o sangue delas foi comparado com o sangue de outras 1.598 pessoas saudáveis.

Compartilhe: