Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 16/03/2024

O setor de serviços…

… registrou crescimento do volume em janeiro pelo terceiro mês seguido com impulso de cinemas e streamings por conta das férias, iniciando 2024 com desempenho bem melhor do que o esperado. O volume de serviços aumentou 0,7% em janeiro na comparação com o mês anterior, resultado que surpreendeu uma vez que a expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,4%. Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda mostraram avanço de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, contra expectativa de alta de 1,6%.

 

A investigação sobre o…

… assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes avançou nas últimas semanas e chegou à menção do nome de ao menos um deputado federal do Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre os nomes e o grau de envolvimento do parlamentar no ocorrido. E nem se fazia parte do grupo criminoso. O Rio de Janeiro tem hoje uma bancada federal 53 parlamentares, sendo quatro licenciados. A mais recente descoberta fez com que o inquérito fosse enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

O Ministério da Justiça…

… editou duas notas técnicas com regras a todas as empresas brasileiras cumprirem para evitar racismo nas relações de consumo e com objetivo de dar mais proteção às mulheres na hora da compra. Os documentos foram renovados com base em ações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para março, que tem três datas que marcam esses pontos: Dia Internacional da Mulher (8), Dia do Consumidor (15) e Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21). As diretrizes do Ministério da Justiça já estão em vigor e são obrigatórias, com base no Código de Defesa do Consumidor.

 

A Comissão de Esporte…

… do Senado Federal promoverá, na próxima quarta-feira (20), uma audiência pública para debater informações sobre a possível manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023. O requerimento para o debate foi apresentado pelos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE), que deve ser iniciado após a reunião da comissão, marcada para 10h30. Foram convidados os presidentes do Londrina (PR), Getúlio Marques Castilho, e do Tombense (MG), Lane Gaviolle. Uma partida entre as equipes, pela Série B, está entre as suspeitas de terem resultados manipulados.

 

O Restaurante Sabor Mineiro…

… tem a melhor comida caseira de Barretos e região, é considerado um dos mais tradicionais da cidade. A casa abre de segunda a sábado para almoço e também serve marmitex, que pode ser solicitado pelo telefone 3322.8403. Fica na Praça Francisco Barreto, número 218, bem de frente à Catedral do Divino Espírito Santo.

 

O presidente da Câmara…

… dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), teve uma conversa recente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Segundo relatos feitos, Lira disse em jantar na terça-feira (13) que se identifica com a direita, mas que tem mantido postura neutra como presidente da Casa Legislativa. O encontro foi promovido na residência de um parlamentar. A conversa foi confirmada por três autoridades presentes, apesar de ser negada pelo presidente da Câmara. No encontro, também de acordo com relatos, Bolsonaro defendeu que os partidos de oposição devem ter uma postura mais firme contra a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Nos dois primeiros…

… meses do ano, o setor agropecuário de São Paulo apresentou um desempenho notável, revelando a robustez do agronegócio no Estado. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, as exportações cresceram 30,9% atingindo a marca de US$ 4,32 bilhões, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o constante saldo positivo do agronegócio reitera a importância do setor para o Estado de São Paulo e para o Brasil.

 

Começou nesta sexta-feira (15)…

… o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2024, que vai até 31 de maio. Caso o contribuinte perca o prazo, ele ficará sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. A multa mínima é de R$ 165,74, com teto de 20% do imposto devido. E uma vez tendo pendências com a Receita, o contribuinte pode acabar inscrito na Dívida Ativa da União. Para consultar se tem pendências existentes com a Receita, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC. Para realizar a solicitação, deve ser informado o CPF ou CNPJ e a senha vinculada à conta gov.br.

Compartilhe: