Ir para o conteúdo

quarta-feira, 03 de março de 2021

Notícias

Notas Gerais

Recepção Vacinas

O avião com as vacinas da AstraZeneca/Oxford foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jato de água dos bombeiros. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta última se juntou ao grupo no Rio de Janeiro. A vacina começou a ser levada aos estados ontem.

Vacinas Manaus

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse na chegada das vacinas no Aeroporto Internacional de São Paulo que 5% dessa primeira carga será encaminhada ao Amazonas, onde afirmou estar o “maior risco do país” em relação à covid-19. “Damos prioridade neste momento para o estado do Amazonas, principalmente sua capital Manaus, que vive hoje uma situação realmente mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga vai ser destinada aonde está o maior risco do país que é em Manaus”, disse.

Carbono na Agricultura
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro institui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SIN-ABC), bem como o Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CTABC). A medida deve ser publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25). Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o SIN-ABC terá a função de receber e consolidar as informações apresentadas pela Embrapa (Plataforma ABC), pelo Ministério da Agricultura e pelo Banco Central do Brasil (Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro – Sicor).

Pior Desempenho
A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) fez o comércio exterior na América Latina e no Caribe registrar o pior desempenho desde a crise financeira global de 2008 e 2009. O valor das exportações na região caiu 13% em 2020, enquanto as importações recuaram 20%. Os números constam de relatório divulgados ontem (22) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Apesar da retração nas vendas externas, a contração foi menor que a prevista em agosto do ano passado, quando o órgão tinha projetado queda de 23% no valor exportado para 2020.

Mortes São Paulo
O Estado de São Paulo registra em média 1 óbito a cada 6 minutos por coronavírus. É o que indica a média diária de 218 novos óbitos verificada na terceira semana epidemiológica deste ano. Em toda a pandemia, já ocorreram 1.679.759 casos e 51.192 vítimas fatais em toda a pandemia em SP. Desse total, somente em janeiro foram confirmados 217.462 casos novos e 4475 mortes. Já em dezembro, entre os dias 1º e 22, foram registrados 157.104 casos e 3300 óbitos. As taxas de ocupação permanecem em crescimento a cada dia e, por isso, o Estado anunciou a ativação de 756 leitos e a reativação do hospital de campanha de Heliópolis.

Pacientes Internados
O número de pacientes internados é de 13.703, sendo 7.659 em enfermaria e 6.044 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 11h15 da última sexta-feira. Entre o total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.422.478 pessoas estão recuperadas, sendo que 172.018 foram internadas e tiveram alta hospitalar. Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 616 com um ou mais óbitos. A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, junto com o perfil, pode ser consultada também em: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Desembargador condenado
A Justiça de São Paulo condenou o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira a indenizar o guarda civil municipal Cícero Roza Neto. Em julho do ano passado, o magistrado foi filmado em uma abordagem em que se recusava a usar a máscara facial e se dirigia de forma desrespeitosa ao guarda, em Santos, no litoral paulista. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, entendeu que Siqueira humilhou o guarda e determinou o pagamento de R$ 20 mil, com juros de 1% ao mês a partir da data do ocorrido.

Compartilhe: