segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Notícias

Notas Gerais

Projeto de Revitalização

O governo federal apresentou ontem (18) os objetivos gerais de um plano de revitalização das principais bacias hidrográficas do país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Programa Águas Brasileiras será desenvolvido em parceria com estados e municípios e terá participação de mais três pastas – Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação –, além da Controladoria-Geral da União (CGU).

Roteiro Turístico
Será inaugurado hoje sábado (19) o Trem Republicano,que será atração no roteiro turístico-ferroviário entre as cidades de Itu e Salto. O projeto teve início há 15 anos. O próprio nome do passeio tem história. Em 17 de abril de 1873 foi inaugurada a Estrada de Ferro Ituana e, no dia seguinte, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, o primeiro encontro desse tipo e marco de fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), importante para o fim da monarquia que aconteceria em 1889.

Reforma Tributária
O envio das partes restantes da reforma tributária pode esperar a eleição do futuro presidente da Câmara dos Deputados, disse ontem (18) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, o texto analisado pela comissão mista do Congresso, que unifica cinco tributos federais, é incompatível com a proposta do governo de desonerar a folha de pagamentos mediante a criação de um tributo sobre transações digitais. Na avaliação de Guedes, existem janelas de oportunidade em que as reformas estruturais podem ser enviadas ao Congresso.

Quadro Leiloado
Em apenas 15 minutos e 19 lances, a tela A Caipirinha, de Tarsila do Amaral (1886-1973), foi vendida por R$ 57,5 milhões, um novo recorde para a arte brasileira. Foi o maior valor já pago por uma obra em venda pública no Brasil. Segundo a Bolsa de Arte de São Paulo, que realizou o leilão, o recorde anterior pertencia ao pintor Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), cuja tela, Vaso de Flores, foi arrematada por R$ 5,7 milhões, em 2015. A Caipirinha foi arrematada por um colecionador brasileiro e deve permanecer no país.

Governador do Rio
O Tribunal Especial Misto (TEM) remarcou para o dia 28 deste mês, às 9h, nova sessão para continuação da audiência de instrução e julgamento do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel. No mesmo dia, serão ouvidas as seis testemunhas que não chegaram a ser interrogadas pelo colegiado na última sessão.

Projeto Beija Flor
Neste domingo (20), a Instituição Aparecido Savegnago promove o lançamento do @probeijaflor, um novo perfil no Instagram em que a entidade irá expor peças e artigos de luxo que foram doados e que estarão disponíveis para compra. A partir das 19h, os seguidores poderão ter acesso aos itens, que serão comercializados por meio do site da Instituição Aparecido Savegnago (www.iaparecidosavegnago.org.br). O Instagram @probeijaflor oferecerá produtos de qualidade como roupas, sapatos, acessórios e objetos de decoração, incluindo peças de grifes, marcas nacionais, internacionais e joias, com descontos que vão de 70% a 85%.

Compartilhe: