quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Notícias

Notas Gerais

Presentes no Natal

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia vinculada ao Ministério da Economia, faz algumas recomendações para que os consumidores brasileiros garantam segurança e qualidade dos produtos que pretendem adquirir neste Natal. Em entrevista, o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Tecnico-Científicos do Inmetro, Hércules de Souza, destacou que a primeira recomendação é nunca comprar mercadorias no mercado informal. “Isso é importantíssimo”, afirmou. Outra orientação é sempre conferir se o produto possui o selo de conformidade do Inmetro.

Curiosidades do Dia
Hoje, dia 10 de dezembro, é Dia do Palhaço, Dia do Sociólogo, Dia da Inclusão Social, e Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Acordo de Paris
A nova meta do Brasil no Acordo de Paris, a chamada Contribuição Nacional Determinada, será a neutralidade nas emissões de gases do efeito estufa até 2060. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (8) pelo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “A nossa contribuição nacional determinada a ser apresentada, agora que aprovada pelo governo brasileiro, reafirmando os nossos compromissos, colocando o compromisso brasileiro com a neutralidade de emissões até 2060. E destacando também a possibilidade de este prazo ser reduzido consoante sejam implementados os mecanismos de mercado previstos no Acordo de Paris”, afirmou Salles após reunião do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, no Palácio do Planalto.

Programa Saúde com Agente
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinaram em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que institui o programa Saúde com Agente, que prevê a capacitação de 385 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O objetivo é reforçar a atenção básica nos municípios. O programa prevê investimentos de R$ 280 milhões no treinamento, além dos R$ 4,8 bilhões repassados anualmente pelo governo federal para o pagamento dos salários dos profissionais.

Brasileira entre as Poderosas
A diretora executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, ocupa a 77ª posição entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo, de acordo com lista pela revista norte-americana Forbes. Andrea é a única brasileira na lista, pelo segundo ano consecutivo. A relação é liderada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, encerra a lista da Forbes, que traz também a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, na terceira posição, atrás da chefe do Banco Central Europeu, a francesa Christine Lagarde. Esta é a 17ª lista elaborada da Forbes. Angela Merkel aparece em primeiro lugar pelo 10º ano consecutivo.

Compartilhe: