sábado, 16 de janeiro de 2021

Notícias

Notas Gerais

Combustíveis

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou nova tabela de Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis em todo o país. A tabela traz o preço de onze produtos nas 27 unidades da federação e foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Os novos valores passam a valer dia 1º de novembro. O PMPF é usado pelos estados como base para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas não define os preços na bomba de combustível dos postos.

Estado de Calamidade Pública
O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública na Bahia e no Ceará em razão da pandemia da covid-19. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada ontem(26) no Diário Oficial da União. O reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelo governo federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro. A Secretaria de Saúde da Bahia mostra que o estado registrou 691 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas. O Estado acumula 344.705 casos e 7.475 óbitos até domingo. No Ceará, o boletim do Ministério da Saúde, estado acumula 270.264 casos, e as mortes já chegam a 9.248, conforme dados de domingo (25).

Prévia da Inflação
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deste ano subiu de 2,65% para 2,99%. A estimativa está no boletim Focus de ontem (26), publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para 2021, a estimativa de inflação subiu de 3,02% para 3,10%. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente. O cálculo para 2020 está acima do piso da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central.

Homenagem a Pelé
Os Correios, em parceria com o Santos Futebol Clube, lançaram na última sexta-feira (23), selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem aos 80 anos de Pelé, na Vila Belmiro (SP). As peças filatélicas são uma homenagem especial do Santos ao Rei do Futebol, materializada por meio da modalidade “Soluções Personalizadas”, disponibilizada pelos Correios para ressaltar fatos relevantes, campanhas e personalidades. A folha – no valor de R$ 47,80 contendo 12 selos de Primeiro Porte Comercial -, poderá ser solicitada nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios, por tempo limitado.

Compartilhe: