domingo, 09 de agosto de 2020

Notícias

Notas Gerais

Pedido de Demissão
O presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes, entregou na sexta-feira (24) um pedido de renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação foi dada pelo próprio banco, em comunicado de fato relevante distribuído à imprensa e ao mercado financeiro. Ele ocupava o posto desde o início do governo, em janeiro de 2019. Segundo o BB, a demissão vale a partir de agosto, em data a ser definida. O comunicado informa que Novaes, de 74 anos, deixa o cargo por entender que a “companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.

Testes 5G
As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS. Isso ocorre porque o leilão do espaço do espectro, destinado exclusivamente ao 5G (a faixa de 3,5GHz), só deverá ocorrer no início de 2021

Regras Consignado INSS
Aposentados e pensionistas agora têm novas regras para o empréstimo consignado no INSS, aquele que desconta na própria folha de pagamento. Pelas mudanças, as pessoas poderão desbloquear os empréstimos após 30 dias do início do pagamento do benefício. Antes o prazo era de 90 dias. Esse desbloqueio é uma pré-autorização realizada pela internet, devendo o segurado enviar o documento de identificação e o termo de autorização digitalizado.

Fechamento Escolas
O Unicef alerta que o fechamento repentino das escolas, diante da pandemia do novo coronavírus, deixou cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes longe das salas de aula. Apesar da série de opções criadas para a continuidade da aprendizagem em casa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância destaca que nem todos, em especial os mais vulneráveis, por falta de estrutura, estão conseguindo manter o processo de aprendizagem, o que pode aumentar a evasão escolar e a perda do vínculo com a escola. Para tentar minimizar esse impacto, o Unicef lançou nesta sexta-feira, em parceria com a Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência.

Barragens Mato Grosso
Três barragens de mineração foram interditadas por causa do risco de rompimento, em Pontes e Lacerda, Mato Grosso. A cidade fica a 450 quilômetro da capital Cuiabá. As barragens Campos, Berion e Elvo-1 tiveram o funcionamento proibido pela Agência Nacional de Mineração. As estruturas são da Cooperativa de Garimpeiros de Pontes e Lacerda, a Compel. Essa semana a ANM foi alertada pelo Sistema de Gestão de Barragens. Uma equipe da Agência foi ao local nessa quinta-feira e constatou anomalias, como erosões e trincas.O chefe do Serviço de Segurança de Barragens de Mineração da ANM em Mato Grosso, Márcio Amorim, afirma que as estruturas estavam em situação crítica, tanto de operação, como de manutenção.

Ressarcimento
118 mil pessoas que tiveram prejuízo em conta de poupanças nos anos 80 e 90 receberam o ressarcimento dos valores perdidos. Nas contas do Conselho Nacional de Justiça, o acordo dos planos econômicos com aval do Supremo Tribunal Federal já atingiu mais de 100 mil processos. Os ressarcimentos chegaram a mais de R$ 1,6 bilhão. O prazo para adesão ao acordo foi ampliado para até 2025. Firmado foi entre organizações que representam os consumidores e a Federação Brasileira de Bancos. O acordo estabeleceu as condições para encerrar uma disputa judicial que tramitava na justiça desde 1980. Devido a perdas decorrentes dos planos econômicos para controle da inflação nos anos 80 e 90, milhares de poupadores ingressaram com ações na Justiça cobrando dos bancos ressarcimento dos prejuízos sobre os valores mantidos em contas poupanças.

Compartilhe: