sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Notícias

Notas Gerais

Pandemia agrava fome no mundo…

e 12 mil pessoas podem morrer por dia em 2020. A pandemia do novo coronavírus deve aumentar em 82% o número de pessoas com fome em todo o planeta. O Brasil é um dos países mais ameaçados. A crise alimentar, que já era grave por causa de conflitos, mudanças climáticas e desigualdades sociais, deve se agravar neste ano com a pandemia. O estudo da ONG internacional Oxfam revela que, este ano, o número de pessoas que passa fome pode chegar a 270 milhões em todo o mundo, contra 149 milhões em 2019. O estudo calcula que 12 mil pessoas podem morrer por dia por causa das complicações geradas pela falta de alimentos. Número maior do que as vítimas da Covid.

Campanha Nacional de Vacinação…

contra a Gripe ultrapassou meta de imunizar 90% dos públicos-alvo. Entre os grupos prioritários, os idosos foram os que tiveram melhor desempenho. A menor cobertura foi no grupo de pessoas com 55 a 59 anos.

Pandemia afetou mais…

pequenos negócios liderados por negros, revela pesquisa do Sebrae. A pandemia afetou em cheio os micros e pequenos negócios no Brasil. Mas o impacto ainda é maior para os pequenos negócios liderados por negros, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento revela que 70% dos negócios liderados por negros estão em locais onde o isolamento social foi mais rígido, enquanto essa porcentagem é de 60% para empresas de pessoas brancas. Outro dado que revela esta diferença é em relação à inclusão digital. Enquanto 40% dos negócios de brancos continuaram operando pela internet, esse número é de 32% no caso das empresas com donos negros.

Butantan começa a cadastrar…

na segunda (13) voluntários para testar vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (13), o Instituto Butantan começa a receber a inscrição de voluntários para testar a vacina contra a doença. Serão 9 mil voluntários entre esses profissionais, que começarão a se imunizar na outra segunda, dia 20. Além de ser profissional de saúde e atuar na linha de frente do enfrentamento à pandemia, os participantes não podem ter contraído o novo coronavírus. Também não devem participar de outros estudos e, no caso das mulheres, não podem estar grávidas ou planejarem gravidez para os próximos três meses. Os voluntários não podem ter doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta do sistema imunológico.

INSS prorroga prova de vida…

de pensionistas e aposentados até 30 de setembro. A prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas está suspensa até 30 de setembro para evitar contaminações pela Covid-19. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas. Segundo o Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento, mas não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.

Pnad Covid-19: nível de ocupação…

piorou entre maio e junho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 estimou em 84 milhões a população ocupada do país na semana de 14 a 20 de junho, com estabilidade em relação à semana anterior e à semana de 3 a 9 de maio. Entre esses, 8,7 milhões trabalhavam remotamente, contingente que ficou estável em relação à semana anterior e ao período de 3 a 9 de maio. Coordenadora da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria Lúcia Vieira afirma que o nível de ocupação piorou entre o início de maio e o final de junho. A pesquisadora comenta o comportamento da população desocupada neste momento de pandemia. O nível de ocupação foi de 49,3%, permanecendo estável frente à semana anterior e em relação à semana de 3 a 9 de maio. Mais de 3 milhões de pessoas com sintomas de síndrome gripal procuraram estabelecimento de saúde no período avaliado pela pesquisa, que constatou que mais de 15 milhões de pessoas, ou 7,2% da população do país, apresentavam pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal.

Compartilhe: