Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais

Policiais federais…
ocuparam ontem (26) o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. De acordo com a Polícia Federal (PF), a Operação Placebo tem por objetivo apurar indícios de desvios de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio.
Estavam sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. As investigações indicam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do estado do Rio.

O Ministério da Economia…
autorizou a contratação temporária de 5.158 profissionais de saúde para ações de enfrentamento á covid-19. A portaria foi publicada ontem (26) no Diário Oficial da União (DOU). Os profissionais poderão ser contratados já a partir deste mês de maio e os contratos terão validade de até seis meses. A remuneração e a distribuição dos profissionais ficarão a cargo do Ministério da Saúde.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 192 médicos intensivistas, 100 enfermeiros intensivistas, 60 fisioterapeutas intensivistas, 606 médicos, 18 médicos para Unidade Básica de Saúde, 698 enfermeiros, 684 fisioterapeutas, 2.259 técnicos de enfermagem, 101 técnicos em laboratório, 102 farmacêuticos, 57 nutricionistas, 61 biomédicos, 120 fonoaudiólogos e 100 psicólogos.

O Índice de Confiança…
da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 3 pontos em maio deste ano e chegou a 68 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Apesar da alta, o índice ainda está 26,2 pontos abaixo de janeiro deste ano (94,2 pontos).
“Apesar do aumento da Confiança, não é possível afirmar que o pior momento da crise deflagrada pela covid-19 já passou. Os impactos negativos sobre o setor da construção continuam bastante intensos, atingindo os negócios em andamento em todos os segmentos. Em maio 51% das empresas indicaram diminuição da atividade e 63% que o ambiente de negócios está fraco”, afirma a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo.

O Índice Nacional de…
Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou deflação (queda de preços) de 0,59% neste mês de maio. A taxa é menor do que a observada em abril deste ano (-0,01%) e em maio do ano passado (0,35%).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real, em 1994. Com o resultado de maio, o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 0,35% no ano e de 1,96% em 12 meses.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco apresentaram deflação em maio. Os transportes registraram a maior queda de preços (-3,15%) e foram os principais responsáveis pelo resultado do IPCA-15 neste mês.

Os Estados Unidos registraram…
505 mortos devido à Covid-19 nas últimas 48 horas, elevando para 98.184 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, informou a Universidade Johns Hopkins. O número de casos confirmados no país é de 1.662.375, com mais 21.403 novas infecções desde o dia anterior, de acordo com os números contabilizados diariamente pela universidade, sediada em Baltimore.
Este é o segundo dia consecutivo em que os Estados Unidos anotam uma diminuição do número de mortos e de novos casos, com menos 133 mortes que no dia anterior. Os Estados Unidos são de longe o país com mais vítimas mortais em todo o mundo e mais casos de infecções confirmadas.

O Índice de Clima Econômico…
no Brasil recuou de 2 pontos negativos em janeiro para 60,9 pontos negativos em abril deste ano. O Índice da Situação Atual caiu de 52,2 pontos negativos para 90,9 pontos negativos. Já o Índice de Expectativas passou de 65,2 pontos positivos para 22,7 pontos negativos.
Segundo dados divulgados onem (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador recuou nos 11 países latino-americanos pesquisados. Na média da América Latina, o índice recuou de 14,1 pontos negativos em janeiro para 60,4 pontos negativos em abril, o pior resultado da história da pesquisa. A maior queda foi observada no Paraguai, que caiu de 28 pontos positivos para 70,4 pontos negativos. Já o melhor resultado ficou com o Chile, que registrou 48,3 pontos negativos.

Compartilhe: