quarta-feira, 08 de julho de 2020

Notícias

Notas gerais

O presidente Jair Bolsonaro…
disse ontem (14) que a Caixa Econômica Federal vai estender por mais um mês a pausa emergencial para o pagamento de financiamentos habitacionais. Segundo o presidente, dos 5 milhões de clientes do crédito imobiliário, mais de 2,3 milhões já solicitaram a pausa ao banco.
“As pessoas não têm dinheiro para pagar a prestação da casa própria”, disse ele, ao deixar o Palácio da Alvorada. No primeiro momento, como medida de socorro financeiro pelos impactos da pandemia de covid-19, a Caixa anunciou uma pausa de até dois meses para o pagamento das prestações, depois prorrogou por mais um mês e agora, segundo Bolsonaro, a pausa será ampliada para quatro meses.

O prefeito de São Paulo…
Bruno Covas, foi hospitalizado na noite do dia 13, após sentir um desconforto abdominal entre terça e quarta-feira. Ele passará por uma avaliação clínica completa. Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, os resultados iniciais dos exames sugerem tratar-se apenas de uma colite, inflamação do cólon.
Segundo o boletim médico, Covas está clinicamente muito bem, em observação médica enquanto aguarda a conclusão de exames complementares. A agenda do prefeito para ontem (14) indicou que ele cumpriu seus compromissos normalmente do seu gabinete com três reuniões marcadas por videoconferência.

A produção industrial recuou…
nos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de fevereiro para março deste ano. É a primeira vez que isso ocorre desde o início da série histórica, em 2012. As maiores quedas foram observadas no Ceará (-21,8%), no Rio Grande do Sul (-20,1%) e em Santa Catarina (-17,9%).
Na comparação com março do ano passado, houve quedas em 11 dos 15 locais, com destaque para Santa Catarina (-15,6%), Espírito Santo (-14,2%), Rio Grande do Sul (-13,7%) e Ceará (-10,5%). Quatro estados tiveram alta na taxa: Rio de Janeiro (9,4%), Bahia (5,8%), Paraná (1,6%) e Pernambuco (1,4%).

O abate de frangos no…
país chegou a 1,51 bilhão de animais no primeiro trimestre deste ano. O número representa aumentos de 2,5% em relação ao trimestre anterior (último trimestre de 2019) e de 4,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2019. Os dados foram divulgados ontem (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O abate de bovinos, que somou 7,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, teve quedas em ambas comparações temporais: de 10,8% na comparação com trimestre anterior e de 9,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2019. Os suínos, que somaram um abate de 11,87 milhões de animais no primeiro trimestre deste ano, tiveram queda de 0,2% na comparação com o trimestre anterior, mas apresentaram crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2019.

O Exame Nacional do…
Ensino Médio (Enem) de 2020 registrou, até as 16h de quarta-feira (13), 2.382.237 inscritos. A versão impressa do exame contabiliza 2.286.611 inscrições e o Enem Digital, 95.626 mil. As inscrições foram abertas na segunda-feira (11) e podem ser feitas na Página do Participante, que pode ser acessada pelo site do Enem. Os estudantes têm até 22 de maio para se inscrever.
Para quem já tem cadastro no portal de serviços digitais do governo federal, basta entrar com CPF e senha, que é única para o gov.br, e fazer a inscrição. Também é possível se inscrever no exame e somente depois realizar o cadastro no portal gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um vídeo com todos os passos para fazer a inscrição, disponível no canal do instituto no YouTube e na Página do Participante.

Compartilhe: