domingo, 17 de janeiro de 2021

Notícias

Notas Gerais 11/12/2020

Diminuição da Anemia

No decorrer do primeiro semestre de 2021, o consórcio de instituições acadêmicas, liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgará novos resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani 2019), realizado sob encomenda do Ministério da Saúde. Dados preliminares do estudo, mostrou queda de 65,5% na prevalência de deficiência de vitamina A e de 50% na de anemia em menores de 5 anos nos últimos 13 anos. O único dado disponível no ministério até então era de 2006.

Festas de Fim de Ano
Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o aumento do número de casos e internações por covid-19 em vários estados que vem sendo registrado desde o início de novembro. Os pesquisadores da Fiocruz alertam que a possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias.

Fala do Presidente
Em visita ao Rio Grande do Sul ontem (10) para na inauguração do eixo principal da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, o presidente Jair Bolsonaro avaliou que “é menos ruim ter inflação que um desabastecimento”. Ao falar da disparada de preços em alguns produtos como, por exemplo, o arroz e óleo de soja, Bolsonaro afirmou que se o homem do campo tivesse ficado em casa, “teria sido um caos”.

Brasileiro Mais Rico morre
Morreu ontem (10) em São Paulo, aos 82 anos, o dono do Banco Safra, Joseph Safra. Segundo nota da assessoria de imprensa da instituição, ele morreu de causas naturais. Joseph Safra nasceu no Líbano em 1938 e imigrou para o Brasil na década de 60, para dar continuidade aos negócios de seu pai, fundador do banco. Em 1969, casou-se com VickySarfaty, com quem teve quatro filhos e 14 netos. Ele também foi responsável pela construção do Grupo Safra no mundo. No último ranking de bilionários da revista Forbes Brasil, o banqueiro foi considerado o homem mais rico do país, com fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões

Repasse ICMS
O Governo do Estado de São Paulo depositou nesta semana,R$ 566,25 milhões em repasses de ICMS para os 645 cidades paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento é referente ao montante arrecadado no período de 30/11 a 4/12. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Curiosidades do Dia
Hoje, dia 11 de dezembro, é Dia Internacional das Montanhas (UNESCO), Dia do Engenheiro e Dia Internacional do Tango.

Compartilhe: