Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias

Notas Gerais 11/04/2024

O senador Sergio Moro…

… (União Brasil-PR) disse que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) preservou a soberania popular e honrou o voto de quase 2 milhões de paranaenses ao rejeitar sua cassação nesta terça-feira (9). As ações da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e do PL, que acusam Moro de abuso de poder econômico na eleição de 2022, foram rejeitadas por 5 a 2 na Corte eleitoral paranaense. De acordo com Moro, as ações estavam “repletas de mentiras e teses jurídicas sem o menor respaldo”. Em sua opinião, o caso não passa de “oportunismo” e retaliação contra “o combate a corrupção feito na operação Lava Jato”.

 

Os advogados da federação…

… Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e do PL vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) formar maioria contra a cassação do senador Sergio Moro (União-PR). As informações foram confirmadas por Luiz Eduardo Peccinin, representante da federação do PT, e Bruno Cristaldi, defensor do PL. O TRE do Paraná funciona como uma espécie de primeira instância da Justiça Eleitoral, e caberia recurso na corte imediatamente superior, que é o TSE.

 

A PEC das drogas, …

…que proíbe o consumo e o porte de qualquer tipo de droga, poderá ser votada no plenário do Senado na próxima semana. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, que é o autor da proposta, anunciou nesta terça-feira (9) que o texto será debatido em sessão temática na segunda-feira (15) e depois pautado. A votação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição poderá acontecer no dia seguinte à sessão temática ou na quarta-feira (17), segundo Pacheco. O relator da PEC, senador Efraim Filho (União-PB), afirmou em plenário que espera a realização de um “debate plural” na sessão temática do dia 15.

 

Usar menos sal na…

… comida pode parecer chato, mas os benefícios podem ser tão grandes quanto um menor risco de morte, descobriu uma nova pesquisa. Usar um substituto de sal ao cozinhar, como as versões light com menor teor de sódio, foi associado a um menor risco de morrer prematuramente por qualquer causa ou por doença cardiovascular em um novo estudo publicado na segunda-feira (8) no periódico Annals of Internal Medicine. A substituição de sal também foi associada a uma redução de sódio na urina e na pressão arterial, um efeito semelhante ao dos medicamentos para pressão arterial, descobriram os autores.

 

A inflação oficial do…

… país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou para 0,16% em março deste ano. Em fevereiro, a taxa ficou em 0,83%. Já em março do ano passado, o índice registrado foi 0,71%. Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 1,42% no ano e de 3,93% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de março foi puxada pelo grupo de despesas alimentação e bebidas, cujos preços subiram 0,53% no mês.

 

O presidente da Câmara, …

…Arthur Lira (PP-AL), busca um nome com perfil mais “neutro” — nem de esquerda nem direita — para relatar uma nova versão do projeto de lei das Fake News. A leitura de Lira, segundo interlocutores, é que Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto que tramita na casa desde o ano passado, se “contaminou” com a discussão política do país entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). E, por isso, ficou inviável. Lira tem reclamado para aliados que a polarização “contaminou” todos os debates da Casa, inclusive votação sobre a manutenção da prisão de Domingos Brazão.

 

A Câmara aprovou, nesta…

… terça-feira (9), o projeto de lei que reformula o seguro obrigatório de veículos terrestres, conhecido como DPVAT. A proposta, aprovada com o apoio de 304 deputados, foi enviada pelo governo em outubro de 2023 e será agora encaminhada para a análise do Senado. O texto mantém a Caixa na operação do seguro, que será coberto por fundo mutualista. O projeto retoma a cobrança do seguro obrigatório dos proprietários de veículos automotores, agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

 

A maior parte dos inscritos…

… para integrar os quadros federais por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) são jovens adultos entre 25 e 34 anos. Eles correspondem a 38,3% dos candidatos. Os dados são da Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, e foram disponibilizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A faixa etária corresponde a 821.523 inscrições das 2.144.397 recebidas. Nesse grupo, a maior parte são mulheres, correspondendo a 462.377 inscritas (56,3%); ante 359.146 homens inscritos (43,7%). Isso reflete o perfil geral do CPNU (56,2% de mulheres e 43,8% de homens).

Compartilhe: