Ir para o conteúdo

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Notas Gerais 10/04/2024

O senador Flávio Bolsonaro…

… (PL-RJ) disse não apoiar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu, sempre que puder, vou buscar o diálogo. Não acho que o caminho de fazer impeachment de ministro é o que vai resolver o problema do Brasil. Eu sempre acreditei, continuo acreditando, numa autorregulação do próprio Supremo”, afirmou o congressista quando questionado sobre um eventual processo de impeachment contra Moraes. O senador declarou também que aguarda que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), procure o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, para uma conversa.

 

Analistas consultados…

… pelo Banco Central elevaram a perspectiva para a inflação neste ano e no próximo, vendo ainda um pouco mais de crescimento em 2024, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2024 subiu 0,01 ponto percentual, a 3,76%. Para 2025 o ajuste foi de 0,02 ponto para cima, a 3,53%. Para os dois anos seguintes a conta permanece em 3,50% pela 40ª semana seguida. O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

 

O Palácio do Planalto…

… marcou para hoje (10) uma reunião extraordinária com representantes dos servidores públicos federais. O intuito é conter um possível movimento de greve identificado entre algumas categorias do funcionalismo. A decisão pelo encontro foi tomada depois de uma reunião, no fim da semana passada, entre a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No encontro, segundo interlocutores, Dweck alertou Haddad de que a pressão por aumento no salário está aumentando. A ministra da Gestão, no entanto, ouviu do ministro da Fazenda que é impossível falar em reajuste real ainda neste ano.

 

O ex-presidente Jair…

… Bolsonaro (PL) e aliados têm defendido que o PL não recorra caso perca a ação em que pede cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Moro e bolsonaristas se reaproximaram nas eleições de 2022, dois anos após o político ter deixado o Ministério da Justiça, em 2020. Aliados do ex-juiz no PL têm dito que ainda existe disputa com Moro no diretório do partido no Paraná, mas que, em âmbito federal, Moro tem a pauta alinhada com as do partido. Além do PL, a federação formada pelo PT, PCdoB e PV é autora da ação que pode cassar o mandato do senador.

 

Em novo post, o bilionário…

… americano Elon Musk decidiu atacar diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou que o ministro Alexandre de Moraes tem Lula numa “coleira”. “Como Alexandre se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula numa coleira”, publicou Musk na noite desta segunda-feira (8) na rede X, o antigo Twitter, da qual é dono. Auxiliares de Lula dizem que se trata de um “lunático”, que “não está se comportando como um empresário, mas como militante extremista”. O bilionário disse ainda que o parlamento tem que promover o impeachment do ministro.

 

O bilionário disse ainda…

… que o parlamento tem que promover o impeachment do ministro. Até o momento, as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) resultaram em 173 condenações. As condenações imputam aos alvos os crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas foram fixadas em 14 anos de prisão para 9 pessoas, em 17 anos para quatro e em 13 anos e seis meses para um indígena.

 

O Brasil subiu duas…

… posições e agora é o 6º maior produtor de energia solar do mundo. O país fechou 2023 com mais de 37 gigawatts (GW) disponíveis de capacidade operacional. O levantamento foi apurado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês). O setor arrecadou R$ 5,6 bilhões em 2023, valor 49% maior que no ano anterior. Somente em 2023, foram adicionados quase 12 GW de potência. Se considerado toda capacidade adicionada anual, o Brasil fica em 4º lugar.

 

O governo federal desembolsou…

… R$ 76.234,94 para pagar diárias e passagens a um amigo pessoal da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Os recursos foram solicitados pelo gabinete de Guajajara ao Ministério da Gestão e da Inovação, responsável pela liberação e pagamento das diárias. Ao todo, os valores bancaram 53 dias de diárias e passagens a Hone Riquison Pereira Sobrinho, também conhecido como Hony Sobrinho. Durante a transição de governo, em 2022, Hony foi nomeado para integrar o grupo técnico de Povos Originários. Ele também já foi chefe de comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Compartilhe: