Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias

Notas Gerais 09/04/2024

Ao redor do mundo a…

… cada ano, dezenas de milhões de pessoas são informadas de que têm câncer, e milhões morrem da doença. Agora, um relatório da Sociedade Americana do Câncer projeta que até 2050, o número de pessoas com câncer poderia aumentar 77%. O relatório, publicado na quinta-feira (4) no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, descobriu que em 2022 – o ano mais recente para o qual os dados estavam disponíveis – cerca de 20 milhões de casos de câncer foram diagnosticados juntamente com 9,7 milhões de mortes por câncer. Essas estimativas sugerem que cerca de 1 em cada 5 pessoas que estão vivas agora desenvolverão câncer durante sua vida.

 

O Vaticano se opôs…

… à criminalização da homossexualidade adotada por vários países com o apoio de grupos católicos, disse o chefe do escritório de doutrina do Vaticano nesta segunda-feira (8). Apresentando uma publicação que reafirmou a oposição do Vaticano às mudanças de sexo, teoria de gênero e paternidade substituta, o cardeal Victor Manuel Fernandez chamou as leis que punem a homossexualidade de “um grande problema” e disse: “é claro que não somos a favor da criminalização.” “A criminalização da homossexualidade é um problema que não pode ser ignorado”, disse o papa.

 

O Pix superou 200 milhões…

… de transações em um único dia na última sexta-feira (5) e bateu novo recorde diário, informou o Banco Central. Foram 201,6 milhões de operações no quinto dia útil deste mês, que tradicionalmente reúne pagamento de salários. O recorde anterior é do mês passado, 6 de março (178,7 milhões de transações). No último sábado (6) houve um recorde para esse dia específico do fim de semana: 171,4 milhões de transações em um único dia. “Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020”, disse o BC, em nota.

 

 Por unanimidade, os 11…

… ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram a ideia de que a Constituição permite às Forças Armadas um “poder moderador” em relação aos outros Poderes. O ministro Dias Toffoli foi o último a registrar seu voto na sessão virtual da Corte, nesta segunda-feira (8). A ação em análise foi proposta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). A sigla contesta três pontos de uma lei de 1999 que trata da atuação das Forças Armadas. O ministro Fux entendeu que a Constituição não encoraja uma ruptura democrática e nem permite uma intervenção militar constitucional.

 

Uma segunda leva de…

… assessores de comunicação da Esplanada dos Ministros foi convocada para uma reunião com o ministro Paulo Pimenta, na quarta-feira (10). O objetivo é apresentar a nova campanha do governo Lula e como isso deverá impactar na popularidade. O clima é de cobrança. Pimenta tem sido pressionado para reverter os baixos números da popularidade. Por sua vez, o ministro pede que diferentes áreas do governo a divulgarem mais as entregas, as chamadas pautas positivas. Uma das principais críticas tem sido a maneira com que o resultado das pesquisas é apresentado.

 

Depois de o presidente…

… do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ter desidratado a Medida Provisória 1202/2023, o Congresso Nacional se prepara para dar início à discussão do texto numa comissão mista, com senadores e deputados, nesta terça-feira (9). A decisão de Pacheco de prorrogar a validade da MP sem o trecho que tratava do fim da desoneração da folha de pagamento dos municípios causou um impasse entre o Congresso e o governo, de forma especial o Ministério da Fazenda. Inicialmente, a MP propunha o fim da desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores e a municípios com cerca de 142 mil habitantes.

 

O uso da inteligência…

… artificial (IA) reduzirá o número de trabalhadores em milhares de empresas nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa com executivos de alto escalão publicada nesta sexta-feira (5). A pesquisa com 2.000 executivos mostrou que 41% deles esperam empregar menos pessoas devido à tecnologia. Os resultados da pesquisa fornecem outra indicação do potencial da IA e da IA generativa — que pode criar textos, imagens e outros conteúdos originais em resposta a solicitações dos usuários — para revolucionar o emprego e a maneira como as pessoas trabalham.

 

O secretário-executivo do…

… Ministério da Fazenda, Dario Durigan, indicou nesta segunda-feira que a pasta deve enviar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 ao Congresso “sem novidades na condução da política econômica”, e não confirmou se o governo pretende manter a meta de déficit zero para este ano. “O projeto colocado que visa estabilizar a nossa dívida a longo prazo vai se manter, não espere nenhuma novidade maior”, disse Durigan. O governo precisa enviar o texto da LDO para o Congresso até o dia 15 de abril. O secretário enfatizou que o ministério está atento à condução de duas agendas para permitir o crescimento sustentável do Brasil.

Compartilhe: