Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 06/03/2024

Analistas consultados…

… pelo Banco Central reduziram novamente a expectativa para a inflação neste ano e melhoraram a perspectiva de crescimento econômico, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira (5). O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano agora é de 3,76%, contra 3,80% na semana anterior. O Brasil iniciou 2024 com desaceleração da inflação a 0,42%, mas a alta do IPCA tende a ganhar força em fevereiro devido ao impacto sazonal dos custos de Educação.

 

O ex-procurador-geral…

… de Justiça de São Paulo Mário Luiz Sarrubbo foi nomeado nesta terça-feira (5) como secretário nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. A publicação foi feita no Diário Oficial da União. Para assumir a Senasp, Sarrubbo teve que se aposentar do cargo no Ministério Público, onde estava desde 1988. O procurador chegou a Brasília nesta segunda-feira (4) e já começou as articulações para montar a equipe, que terá em cargos de comando nomes “emprestados” do MP, segundo interlocutores. Sarrubbo era o último nome do primeiro escalão do Ministério da Justiça que faltava ser nomeado.

 

Para ajudar no combate…

… à dengue, a prefeitura do Guarujá, cidade litorânea de São Paulo, tem utilizado pequenos peixes predadores em locais com grande acúmulo de água. O objetivo é evitar que as larvas se desenvolvam e se transformem no Aedes aegypti adulto, mosquito transmissor da dengue. De acordo com a prefeitura do Guarujá, os peixes utilizados para a ação são os da espécie Poecilia Reticulata, popularmente conhecidos como “barrigudinhos”. Eles se alimentam predominantemente por larvas do mosquito da dengue, além de serem resistentes a variações de temperatura à poluição orgânica da água.

 

A Polícia Federal vai…

… reavaliar a segurança das análises e processos para liberação de armas no Brasil. O tema será estudado após divulgação do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que aponta que o Exército emitiu licenças de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) para condenados por crimes como tráfico de drogas e homicídio, e para pessoas com mandados de prisão em aberto. O objetivo, segundo integrantes da PF, é checar a eficácia das consultas realizadas, principalmente do histórico criminal. E tentar aprimorar a pesquisa das certidões da Justiça Federal, que segundo investigadores, não são unificadas.

 

O Indicador Antecedente…

… de Emprego do Brasil subiu pelo terceiro mês seguido em fevereiro e atingiu o maior patamar em quase um ano e meio, refletindo expectativas positivas de empresários, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas. O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 0,3 ponto e foi a 78,5 pontos, nível mais alto desde outubro de 2022. Dados do IBGE mostraram que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro, abaixo do esperado e com aumento no rendimento real dos trabalhadores, em um mercado de trabalho que segue aquecido.

 

Os preços ao produtor…

… recuaram 0,31% em janeiro, no terceiro mês seguido de deflação, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma retração de 5,56%. No mês anterior, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 0,2%. Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que somente oito tiveram queda de preços na comparação mensal. As maiores influências no resultado de janeiro partiram de refino de petróleo e biocombustíveis (-0,51 ponto percentual), indústrias extrativas (0,23 p.p.), alimentos (-0,18 p.p.) e metalurgia (0,07 p.p.).

 

O vice-presidente, …

…Geraldo Alckmin, afirmou em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira (5) que o programa automotivo Mover terá sua regulamentação publicada até o final de março. O Mover traz R$ 19,3 bilhões em incentivos fiscais ao setor até 2028. O programa prevê a tributação diferenciada para a veículos sustentáveis, incentivos para a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento para as indústrias de mobilidade e logística, e requisitos obrigatórios para a comercialização de veículos produzidos no país.

 

O ministro da Fazenda, …

…Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (5) que o governo vai enviar um projeto de lei para tratar dos incentivos concedidos ao setor de eventos pelo Programa de Retomada Emergencial do Setor de Eventos (Perse). O texto será enviado com urgência constitucional e contemplará a redução da alíquota previdenciária para as prefeituras – ambos foram revogados pelo governo no fim do ano passado. “Nós vamos encaminhar um projeto em relação a municípios e ao Perse. A discussão que foi feita junto aos líderes, que fizeram várias sugestões para enxugar aquilo que eles próprios reconheceram como um completo descontrole do programa”, disse o ministro na portaria do ministério.

Compartilhe: