Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Notas Gerais 02/03/2024

O ministro da Fazenda, …

…Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o crescimento de 2,9% registrado pela economia brasileira em 2023 passa confiança e que o governo segue com expectativa de expansão de 2,2% este ano. Em entrevista coletiva em São Paulo, Haddad avaliou que o afrouxamento da política monetária deve ajudar a economia, e que há espaço para mais cortes de juros e para mais crescimento. O IBGE divulgou nesta sexta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% no ano passado diante de um desempenho recorde da agropecuária, mas com estagnação no quarto trimestre.

 

O papa Francisco…

… alertou na sexta-feira (1º) sobre os perigos da chamada teoria de gênero, dizendo que havia encomendado estudos sobre o que ele condenou como uma “ideologia feia” que ameaça a humanidade. Dirigindo-se aos participantes de uma conferência de dois dias no Vaticano sobre a evolução do papel de homens e mulheres de acordo com os ensinamentos cristãos, Francisco disse que o que ele chamou de “ideologia de gênero” é uma ameaça pois busca apagar a diferença entre os sexos. “Eu pedi que fossem realizados estudos sobre essa ideologia feia de nossos tempos, que anula as diferenças e torna tudo igual”, disse o papa.

 

O presidente da Câmara…

… dos Deputados, Arthur Lira, se reuniu nesta quinta-feira (29) com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O encontro aconteceu horas antes de o Ministério da Saúde ter suspenso nota técnica sobre o aborto. A agenda já estava prevista, mas foi antecipada após a publicação da nota técnica que causou polêmica na Câmara dos Deputados e acabou suspensa pela pasta. No encontro com a cúpula da Igreja Católica, Lira fez questão de reafirmar sua posição contrária ao que defendia a pasta comandada por Nísia Trindade sobre o aborto.

 

O Produto Interno…

… Bruto (PIB) brasileiro foi o quinto que mais cresceu em 2023 entre os integrantes do G20, conforme dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A economia do Brasil, a mais forte da América do Sul, cresceu 2,9% em 2023, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (1º). Entre os destaques de 2023 estão a China, com um crescimento de 5,2%; e a Indonésia, que apresentou uma alta de 5%. A economia mais forte do mundo, dos Estados Unidos, teve uma alta de 3,1%.

 

O Restaurante Sabor Mineiro…

… tem a melhor comida caseira de Barretos e região, é considerado um dos mais tradicionais da cidade. A casa abre de segunda a sábado para almoço e também serve marmitex, que pode ser solicitado pelo telefone 3322.8403. Fica na Praça Francisco Barreto, número 218, bem de frente à Catedral do Divino Espírito Santo.

 

O ministro Alexandre…

… de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (1º) para condenar mais 15 réus acusados de serem os executores dos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília. O ministro propôs penas de 14 a 17 anos, em regime inicial fechado, além do pagamento de multa e de indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos (em conjunto com os demais condenados pelo caso). A análise das ações é feita em sessão virtual que começou nesta sexta e vai até 8 de março. Neste formato de julgamento, não há debate entre os ministros, que votam por meio de sistema eletrônico.

 

O mês de março será…

… predominantemente quente e abafado em todas as regiões do país, de acordo com a previsão da ClimaTempo. Há risco de novas ondas de calor na região Sul, principalmente no oeste do Paraná e em Mato Grosso do Sul, e no oeste de São Paulo. Há previsão de no máximo quatro frentes frias, durante o mês, que não devem provocar queda nas temperaturas. O ar frio, de origem polar, tem previsão de passar pela costa do sul e sudeste no Brasil — sem conseguir avançar para o interior do Brasil. Apenas no fim do mês, há maior chance do frio adentrar o país no interior da região sul e em parte do sudeste. Nessas áreas a frente fria deve trazer um ar de outono, com noites ligeiramente frias.

 

Após o avanço de 2,9%…

… em 2023, a economia brasileira deve observar uma acomodação em 2024, segundo especialistas. Isso porque o desempenho robusto da agropecuária não deve ser observado novamente este ano. Contudo, mesmo com uma alta menor, o cenário ainda é positivo, com setores como a indústria apresentando recuperação, assim como a retomada do investimento – ponto de alerta no resultado do ano passado. O que explica a perspectiva de melhora para a indústria e os investimentos é a queda das taxas de juros, que começou em agosto do ano passado. Quando o Banco Central iniciou os cortes, a Selic operava em um patamar de 13,75% ao ano.

 

Compartilhe: