Ir para o conteúdo

domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

Notas Gerais 01/06/2024

O Ministério do Trabalho…

… e Emprego divulgou nesta quinta-feira (30) nota corrigindo estimativa divulgada esta semana sobre jovens que não estudam, nem trabalham, mais conhecidos como jovens nem-nem. De acordo com a pasta, no primeiro trimestre de 2024, o número de jovens entre 14 e 24 anos nessa condição ficou em 4,6 milhões. Um recuo de 0,95% em relação ao mesmo trimestre de 2023, quando 4,8 milhões de jovens não estavam estudando, trabalhando e nem procurando trabalho. O balanço inicial indicava aumento nesse indicador, o que agora foi corrigido.

O governo de São Paulo…

… vai oferecer uma linha de crédito para ajudar produtores de citros na prevenção e controle de doenças que afetem seus pomares. É o caso do Greening, uma doença causada por uma bactéria que destrói plantas cítricas, como a da laranja, e a produção da citricultura. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, a medida tem foco no produtor que mais sofre com a praga. Com 300 mil reais disponíveis por produtor, até 96 meses para pagar, carência de 36 meses e juros a partir de 3% ao ano. As linhas de crédito serão disponibilizadas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.

O presidente da Câmara…

… dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a deputados aliados que pretende definir em agosto, no retorno do recesso parlamentar, seu favorito para a sucessão na Casa Legislativa. Hoje, o favorito de Lira é o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mas o presidente da Casa Legislativa tem ponderado que, até agosto, o parlamentar baiano precisa reduzir resistências ao seu nome. Elmar tem o apoio do bloco do centrão, mas enfrenta resistências tanto na esquerda como na direita. O PT e o PL, por exemplo, duas das maiores bancadas federais, têm preferências por outros nomes.

A ordem de prender…

… acusados de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes veio dele mesmo, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). A informação é de fontes da investigação e do próprio Supremo, após a prisão de pessoas nesta sexta-feira (31). A PGR submeteu os pedidos no escopo do inquérito das Fake News, que tramita no STF, desde 2019. A investigação mira pessoas com e sem foro privilegiado acusados de fazerem ameaças e ofensas a autoridades e instituições. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal. A PF não fez os pedidos, como em outras situações.

O Restaurante Sabor Mineiro…

… tem a melhor comida caseira de Barretos e região, é considerado um dos mais tradicionais da cidade. A casa abre de segunda a sábado para almoço e também serve marmitex, que pode ser solicitado pelo telefone 3322.8403. Fica na Praça Francisco Barreto, número 218, bem de frente à Catedral do Divino Espírito Santo.

O governo não cogitou…

… mudar a meta de inflação, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira, ressaltando que defende a implementação do horizonte contínuo para cumprimento do alvo. O governo anunciou em junho de 2023 que decidiu adotar uma meta de inflação contínua a partir de 2025, afastando a necessidade de cumprimento da meta no ano-calendário, mas a medida ainda não foi formalizada. O governo anunciou em junho de 2023 que decidiu adotar uma meta de inflação contínua a partir de 2025, afastando a necessidade de cumprimento da meta no ano-calendário, mas a medida ainda não foi formalizada.

O ministro André Mendonça, …

…do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (31) contra a suspensão de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dificulta o aborto em gestação decorrente de estupro. O plenário virtual da Corte começou, nesta sexta (31), a análise da decisão do relator, Alexandre de Moraes, que suspendeu a resolução do CFM em 17 de maio, em decisão liminar (provisória). Em seu voto, Mendonça disse não ver irregularidade na edição da norma que proíbe o uso da técnica chamada de assistolia fetal para interromper a gravidez acima de 22 semanas decorrentes de estupro.

A articulação para a…

… escolha dos nomes que vão compor a lista tríplice do Superior Tribunal de Justiça (STJ) — na vaga aberta destinada a membros do Ministério Público — pode ir parar na Justiça. Há entre procuradores do Ministério Público Federal (MPF) um receio de que, mais uma vez, a lista não contemple integrantes do órgão, dando espaço apenas para representantes dos Ministérios Públicos Estaduais. Uma ala da Procuradoria-Geral da República (PGR) entende haver uma interpretação da Constituição Federal segundo a qual é obrigatória a presença de pelo menos um membro do MPF na composição do STJ.

Compartilhe: