Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias

Mutirão do Governo de SP fornecerá laudo formal para pessoas com deficiência em Barretos

Documento médico, conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, é feito a partir de avaliação clínica e funcional e facilita a inserção profissional; inscrições estão abertas até 7 de outubro e mutirão acontece no dia 10

O Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Barretos, promoverá, em 10 de outubro, um mutirão para a emissão de laudos formais com o objetivo de reforçar o acesso e a permanência das pessoas com deficiência da região no mercado de trabalho no município de Barretos. A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, fruto de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). O pré-agendamento para participação pode ser feito até 7 de outubro.

O laudo formal, tecnicamente conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, é um documento médico que comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio. O Laudo está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

O programa Meu Emprego Inclusivo promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Através da iniciativa, o Estado de São Paulo conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva.

Outras informações podem ser consultadas no site: empregoinclusivo.sp.gov.br.

Compartilhe: