Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Morre Pampa, ex-jogador de vôlei e campeão olímpico, aos 59 anos

São Paulo – André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, faleceu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Pampa lutava contra um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático.

Pampa foi um dos heróis do primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, conquistado nos Jogos de Barcelona, em 1992. Como ponteiro, ele desempenhou um papel crucial na equipe que trouxe o ouro inédito para o Brasil, colocando o país no mapa do vôlei mundial.

Em uma nota de pesar, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) expressou suas condolências e ressaltou a importância de Pampa na história do esporte. “Perdemos um ícone do vôlei brasileiro, um atleta que sempre demonstrou garra e paixão pelo esporte. Pampa foi fundamental na conquista do nosso primeiro ouro olímpico e deixou um legado que jamais será esquecido,” afirmou a CBV.

A carreira de Pampa foi marcada por inúmeras conquistas além do ouro olímpico. Ele também foi uma figura inspiradora para gerações de atletas, conhecido por seu comprometimento e espírito de equipe.

Compartilhe: