Notícias
Médico oftalmologista enfatiza cuidados essenciais com a saúde ocular durante a primavera
O início da primavera, estação mais florida do ano, acende um alerta para alguns cuidados necessários. Com a liberação do pólen de árvores e plantas, ficamos mais propícios aos aparecimentos de alergias e problemas oculares.
O médico oftalmologista da rede municipal de saúde, Tomás Teixeira Pinto, orienta sobre cuidados que devemos ter nessa época do ano.
“Na primavera há um aumento dos quadros alérgicos de uma forma geral, incluindo os que afetam os olhos. Pessoas que têm outras doenças alérgicas como rinite, dermatite e asma são mais suscetíveis às manifestações alérgicas oculares”, explica.
Dr. Tomás esclarece que a conjuntivite alérgica é uma condição comum durante a primavera, e pode ter diferentes apresentações, e costuma cursar com vermelhidão, coceira e lacrimejamento recorrentes ou constantes. Uma outra condição comum na primavera, de acordo com ele, é o olho seco, que se torna ainda pior devido às condições climáticas.
Para evitar ou amenizar as condições alérgicas, o médico orienta manter uma boa higiene dos ambientes e das mãos, para evitar o acúmulo de poeira e o contato de agentes que pioram a alergia com os olhos, boca e narina.
“Em alguns casos, pode ser necessário remover objetos que acumulem poeira como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. Caso esteja sentindo algum desses sintomas, o médico oftalmologista deve ser procurado para fazer o diagnóstico e tratamento adequados”, orienta.