Ir para o conteúdo

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias

Médica cardiologista revela ‘segredos’ para um coração forte e saudável

Hoje, é celebrado o Dia Mundial do Coração – um lembrete para que o mundo cuide do seu coração, pois as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Para se ter uma ideia, só no Brasil, essa doença mata cerca de 1.100 pessoas por dia, totalizando mais de 400 mil mortes por ano sendo que 80% poderiam ser prevenidas.
A médica cardiologista Dra. Daniele Rezek dá dicas para manter a longevidade do coração, para que ele continue a bater forte por muitos anos.
“O que mais prejudica a saúde do coração são os maus hábitos de vida como sedentarismo, má alimentação, estresse, tabagismo, privação de sono. Esses hábitos ao longo dos anos, levam a doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto que são os principais vilões do coração”, diz.
“Para deixar o coração mais saudável, devemos manter bons hábitos de vida como praticar exercícios regularmente, cessar tabagismo, optar por alimentos mais saudáveis, ter um sono de qualidade, conhecer seus níveis pressóricos, de colesterol e açúcar para mantê-los controlados”, explica.
Dra. Daniele chamou a atenção para a importância de manter em dia as consultas de rotina de forma preventiva com o cardiologista e de procura-lo o mais rápido possível se sentir dor no peito, cansaço ou palpitações. “Sempre antes de iniciar qualquer exercício físico, é importante consultar um cardiologista”, enfatiza.

Compartilhe: