Ir para o conteúdo

sexta-feira, 08 de dezembro de 2023

Notícias

Mais de 850 crianças já se vacinaram em Barretos durante campanha de multivacinação

No mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma campanha de multivacinação com o objetivo de atualizar carteirinhas de vacinação no município.

A coordenadora da área da Saúde, Manuela Zilin, informou que, desde o início da campanha 1.215 pessoas procuraram as unidades básicas de saúde para consultar se as carteiras de vacinação estão em dia. “Dessas 1.215 crianças, 860 já foram vacinadas, do dia 02 até o dia 11 de outubro”, disse.

A campanha finaliza no final de outubro, mas a ideia é permanecer durante todo ano, com a atualização das vacinas para que doenças não voltem. Para acelerar o processo, Manuela afirmou que aos sábados também serão atendidas crianças que precisam vacinar. “Mães que não podem levar a criança para vacinar das 8h às 16h, horário de funcionamento da vacinação, podem levar no sábado e atualizar a carteirinha. Lembrando que não é só a vacina de covid e de influenza, são todas as vacinas do calendário da fase infantil que precisam ser atualizadas”, disse.

“Em Barretos, temos um número muito grande de crianças com a carteira de vacinação desatualizada. Por isso, estamos trabalhando nessa campanha, em parceria com a Educação, aproveitando o período de matricula e rematrícula, e o setor está frisando bastante a importância de levar uma declaração de vacina em dia. Porque a criança vacinada é uma criança protegida, que não fica doente, não precisa faltar da escola, consegue interagir, brincar e se desenvolver e aprender melhor. E com isso estamos tendo uma procura bem significativa nas unidades”, enfatizou Talita Caiero, outra coordenadora da área da Saúde.

O processo para saber se a carteira de vacinação está em dia não é demorado. “Temos parcerias com os agentes de saúde que mantêm contato com as pessoas até via Whatsapp. A unidade faz uma busca ativa via telefone e eles mandam até foto para verificação da carteirinha”, explicou.

De acordo com ela, para consultar se a carteirinha está em dia é só procurar a sala de vacina na unidade básica, e se precisar vacinar demora apenas alguns minutos. É necessário levar carteira de vacina e documento, cartão do sus ou CPF.

 

Foto ilustrativa por: Nivaldo Jr.

Compartilhe: