Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Lucro Bancário Atinge R$145 Bilhões em 2023, Rentabilidade Declina

O ano de 2023 testemunhou mais uma vez o robusto desempenho financeiro dos bancos no Brasil, com o lucro líquido do setor atingindo a marca impressionante de R$145 bilhões. Este valor representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior, demonstrando a resiliência do sistema bancário mesmo em meio a desafios econômicos.

Entretanto, nem tudo são rosas. Embora o lucro bancário tenha registrado um crescimento modesto, a rentabilidade do sistema bancário, medida pelo Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE), sofreu uma queda de 0,6 ponto percentual em comparação com 2022, atingindo 14,1% em 2023.

Esses dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) por meio do Relatório de Economia Bancária, lançado nesta quinta-feira. De acordo com o documento, a rentabilidade bancária no Brasil, apesar de ainda figurar entre as mais altas do mundo, apresentou uma distribuição heterogênea entre as instituições financeiras de maior importância.

O BC apontou que o aumento de ativos problemáticos foi o principal fator por trás da redução na rentabilidade. O crescimento desses ativos levou os bancos a aumentarem suas provisões nos últimos anos, visando a cobertura de possíveis perdas decorrentes de créditos inadimplentes. O aumento do comprometimento de renda das famílias, a redução da capacidade de pagamento das empresas e o caso emblemático das Lojas Americanas, que entraram em recuperação judicial em janeiro de 2023, foram citados como os principais impulsionadores desse cenário.

Compartilhe: