sexta-feira, 03 de julho de 2020

Notícias

Leitor do JBR pergunta:

Quem pegou covid uma vez, pode se reinfectar?

Ainda não se sabe ao certo se o indivíduo que já foi infectado pelo vírus Covid-19 poderá se infectar novamente. Acredita-se que após a primeira infecção seja adquirida imunidade. Porém, como trata-se de um vírus novo, alguns estudos ainda deverão ser concluídos para que essa pergunta possa ser respondida com mais exatidão.
Houve notificações de alguns casos ocorridos na China e Japão que deram positivo para a infecção pela segunda vez. Mas ainda é muito cedo para afirmar que o que ocorreu foi realmente uma reinfecção ou uma falha diagnóstica na primeira detecção, ou ainda podem tratar-se de casos de infecções prolongadas.
Até o momento não é possível saber com certeza se a infecção por coronavírus confere imunidade, mas a experiência indica que é raro ser infectado duas vezes. Visto isso, podemos citar como exemplo os casos de países como China, Itália e Espanha onde ocorreu um número expressivo de infecções confirmadas, e após o período de pico a curva foi se achatando progressivamente.
Acredita-se que tal fato se deve a imunidade adquirida pela população já possivelmente infectada. Podemos citar como exemplo outras infecções virais conhecidas, como Sarampo e Varicela, onde há inúmeros casos de primeira infecção, e raríssimos de reinfecção mesmo entrando em contato com outras pessoas contaminadas. Tal fato é atribuído a resposta imune adaptativa, onde o próprio organismo cria anticorpos de memória para combater uma possível reinfecção posterior.
Concluindo, a recomendação é que independente de infectado ou não, deve-se continuar respeitando as medidas de distância de contato, higienização e uso de máscaras.

Dr. Silvio J. de Oliveira Junior
Médico
CRM/SP: 193047

Esta sendo disponibilizado  o whatsapp do JBR (17-99773-1430)  para que encaminhem as principais dúvidas, pois no  momento, o conhecimento é o nosso principal aliado.

Compartilhe: