Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Notícias

Janeiro Verde acende alerta para câncer de colo de útero

A campanha Janeiro Verde faz um alerta nacional sobre o câncer de colo de útero. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

O objetivo da ação é conscientizar a população, principalmente mulheres cis e homens trans, sobre a importância da prevenção. Isso porque, anualmente, 17 mil novos casos de câncer de colo de útero são diagnosticados no país, provocando 5.700 mortes, de acordo com a SBOC.

A principal forma de prevenção é a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), identificado em mais de 99% dos casos de câncer de colo de útero, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O uso de preservativos durante as relações sexuais também pode ajudar a diminuir a probabilidade de infecção pelo HPV, ajudando a proteger contra o desenvolvimento de um eventual câncer.

Há uma estimativa de que 80% da população vá entrar em contato com o HPV em algum momento da vida. No entanto, após a infecção, o HPV costuma ser silencioso por tempo indeterminado.

Compartilhe: