Ir para o conteúdo

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Notícias

Instituto Sociocultural realiza palestra sobre Gestão das Emoções para professores da rede pública de Barretos

O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor realizou duas sessões da palestra “Gestão das Emoções”, com a psicóloga clínica, institucional e palestrante Luciene Cristina Fermiano, direcionada a mais de 700 professores da rede pública do ensino infantil de Barretos, nos dias 14 e 15 de maio. Os eventos fazem parte do programa “Cuidando de Quem Cuida”, realizado em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Durante a palestra, a psicóloga Luciene falou da importância de reconhecer o próprio temperamento, praticar o autocuidado e cultivar o amor-próprio. “Os professores estão sempre lidando com diversas tarefas e resolvendo problemas ligados aos alunos e suas famílias, o que muitas vezes os leva a negligenciar suas próprias emoções. Se esses profissionais não tiverem um olhar atento para suas emoções e não desenvolverem autoconhecimento sobre o que estão sentindo e como estão funcionando, isso pode acarretar sérios problemas, como desmotivação, ansiedade, estresse e adoecimento emocional”, explicou Luciene.

Ainda de acordo com a psicóloga, “segundo pesquisas do INSS, a classe docente apresenta um alto percentual de afastamentos devido à exaustão emocional. Por isso, trabalhar na prevenção é tão importante e necessário”, finalizou.

Compartilhe: