Ir para o conteúdo

sábado, 15 de junho de 2024

Notícias

Instituto faz campanha para incentivar exames preventivos; Prefeita de Barretos conta experiência com nódulo benigno

O Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – ICDH, no Outubro Rosa de 2023, trouxe a campanha “Temos muitas razões”, que divulga a necessidade de as mulheres realizarem exames preventivos contra o câncer, como melhor forma de combate à doença.

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina no Brasil. Em 2022, foi a causa de 77.014 internações em todos os municípios do Brasil, de acordo com o SIH/DATASUS. O número abrange unidades hospitalares públicas ou particulares conveniadas que são participantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeita Paula Lemos, em entrevista recente à equipe do JBR, contou que aos 33 anos descobriu um nódulo benigno, enquanto brincava com o sobrinho. “Ele bateu no meu seio, eu senti uma dor e fui fazer o exame. [Por isso] é importante fazer o autoexame e acima dos 40 anos fazer a mamografia uma vez ao ano, depois dos 60 [anos de idade] fazer de dois em dois anos”, orientou.

A prevenção e a detecção precoce do câncer de mama são essenciais para o enfrentamento, a cura e o aumento da taxa de sobrevivência dos pacientes. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, quando diagnosticado em fase inicial, há mais chances de cura, proporcionando às mulheres uma vida saudável e longínqua. Os números mostram que 90,5% é a taxa de sobrevivência relativa a 5 anos.

Para participar da campanha “Temos muitas razões” basta seguir o ICDH nas redes sociais – @institutoicdh e compartilhar as informações que são divulgadas nas páginas, além de contribuir conscientizando as pessoas ao redor.

Compartilhe: