Notícias
Governo de SP diz que estoques de sangue dos tipos O+ e O- estão em nível crítico e pede doação
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alertou que os estoques de sangue dos tipos O+ e O- nos bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue estão em nível crítico e os tipos A- e B- estão em alerta para possível desabastecimento.
O órgão solicita a população a ir ao posto de coleta mais próximo para doar sangue, e afirma que durante os feriados prolongados, há um volume maior de pessoas circulando pelas estradas, o que pode aumentar o número de acidentes e, por consequência, a demanda por transfusões.
Além disso, nos feriados, os estoques caem de 30 a 40%, de acordo com Carla Luana, Diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue.
Ela pede para que os doares compareçam antes do feriado. “Um feriado é algo muito bom para todo mundo, mas para nós que trabalhamos nos bancos de sangue ou mesmo para os nossos pacientes é um momento complicado, porque os doadores não comparecem. Uma doação pode beneficiar pelo menos três pacientes. A bolsa de concentrado de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma de pelo menos um ano”, afirmou.
Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge o nível crítico, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, de acordo com a Pró-Sangue.