Ir para o conteúdo

sábado, 20 de julho de 2024

Notícias

Ex-secretário diz que plantão de médicos do Samu é insano

O ex-secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa destacou a sobrecarga enfrentada pelos profissionais do SAMU, mencionando casos de médicos realizando plantões de até 96 horas. “O Guilherme [Guilherme Spina da Rocha] comentou da dificuldade, o Samu é acionado 24 horas, o pessoal se mata lá. Eu já vi médicos fazer 96 horas de plantões seguidos. Vai alguém de nós tentar fazer um negócio desse? É insano”, afirmou.

Ele explicou que, para manter a escala de atendimentos, o Samu conta com uma unidade mais avançada e duas outras unidades que atendem chamadas sem a presença de um médico. No entanto, ele destacou que muitas das chamadas recebidas não necessitam de atendimento emergencial, sobrecarregando o serviço.

As ambulâncias, segundo ele, percorrem longas distâncias diariamente, o que resulta em frequentes quebras de amortecedores e outros problemas mecânicos. Sugeriu a criação de um plano de reposição de equipamentos e a melhoria da logística, talvez com a ajuda de especialistas na área.

Para melhorar a situação do Samu e da saúde pública em geral, o ex-secretário propôs um foco total na atenção primária, com profissionais habilitados e capacitados. “Acho que o primeiro passo seria 100% de atenção primária. Mas aí é um processo, acho que cada rede tem que ser discutida, tem que ser formado, montado um grupo”, explicou.

Legenda: Ex-secretário durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal

Compartilhe: