Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Estudo Inédito Revela que Insônia é Parte Integrante da Depressão

Pesquisadores do Instituto do Sono revelaram, através de um estudo inovador, que a insônia não é apenas um sintoma secundário da depressão, mas sim uma parte integrante da doença mental. A conclusão veio após uma análise profunda da relação entre o risco genético para problemas de sono e sintomas de depressão, utilizando uma amostra do Estudo Epidemiológico do Sono de São Paulo, que incluiu pessoas de 20 a 80 anos.

Os participantes foram submetidos a avaliações clínicas, polissonografia noturna completa e responderam a uma série de questionários sobre sono. Além disso, foram coletadas amostras de sangue para extração de DNA e genotipagem, permitindo o cálculo do risco genético para problemas de sono e sintomas depressivos. Os resultados do estudo foram apresentados no Sleep 2024, durante a 38ª Reunião Anual das Sociedades Profissionais Associadas de Sono, realizada no início de junho nos Estados Unidos.

“A privação de sono de forma pontual não potencializa o desenvolvimento da depressão, mas a insônia, como um problema de sono crônico, sim. Já foi descrito que, em pessoas com sintomas depressivos graves, o fato de ter insônia estava relacionado com a falta de resposta aos tratamentos para depressão. Também já foi provado que pessoas com insônia correm mais risco de ter depressão no futuro”, exX’plicou a pesquisadora Mariana Moysés Oliveira, uma das responsáveis pelo estudo.

Compartilhe: