Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias

Em Barretos, Programa Farmácia Popular atende mais de 8,4 mil pessoas

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, com dados referentes ao mês de fevereiro, em Barretos, 37 estabelecimentos estão credenciados para fornecer medicamentos gratuitos ou com descontos por meio do Programa Farmácia Popular.

Segundo o ministério, em fevereiro, 8.440 barretenses foram beneficiados. Destas, 8.180 retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos.

Mais de 460 beneficiários do Bolsa Família retiraram todos os medicamentos de forma gratuita. Outros 1.160 adquiriram medicamentos com desconto.

O Programa tem como objetivo complementar a oferta de medicamentos essenciais na Atenção Primária à Saúde. Ele opera por meio de parcerias com farmácias e drogarias privadas, permitindo que cidadãos obtenham medicamentos essenciais gratuitamente ou com subsídios significativos. A lista de medicamentos inclui tratamentos para condições crônicas e necessidades específicas como diabetes, asma, hipertensão, entre outros.

Também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Compartilhe: